QUEM ESTÁ FELIZ EM SUA IGREJA, DEVE PERMANECER NELA E SERVIR A DEUS E AO SEU PRÓXIMO COM FÉ.


Seguidores

sábado, 16 de julho de 2011

O PROFETA NO DIVÃ.

Views
Análise de caso: 

A Síndrome de Geschwind

Atendendo a inúmeros e-mail´s dos nossos queridos leitores; segue mais um artigo sobre Religião x Psicologia:

A Síndrome de Geschwind ou ainda Síndrome da personalidade Interictal; consiste em um distúrbio que provoca a hiperreligiosidade, hipossexualidade, alteração do humor e hipergrafia.

Os religiosos sempre encararam os “fenômenos psicológicos” de forma equivocada... Por muitos séculos, pessoas com supostos “dons espirituais” foram considerados indivíduos especiais, divinamente dotados e até mesmo superiores aos demais.

Consequentemente, estes indivíduos obtinham respeito e ocupavam um lugar de destaque entre a população religiosa. Eles também eram interpretados como uma espécie de “representantes de Deus”, que tinham livre acesso – através de seus supostos dons – ao mundo místico e sobrenatural.

Naturalmente, a exaltação que lhes foi dada; também foi responsável por alterações de conduta que contribuíram para acentuar os “fenômenos psicológicos” - anormalidades no comportamento, estimulando ainda mais o “distúrbio comportamental” desses indivíduos.

Hoje, com o auxílio da Neurociência; e da moderna Psiquiatria; temos fortes evidencias que apontam a relação direta entre alguns ditos “fenômenos espirituais” e os distúrbios psiquiátricos estabelecidos pela medicina.

Neste artigo faremos uma abordagem científica - direta e específica - sobre os ditos “dons espirituais” manifestados pelos auto proclamados “mensageiros de Deus”. 



A Síndrome de Geschwind ou Geschwind-Waxman



As primeiras descrições de indivíduos em casos clínicos com os sintomas citados na introdução deste artigo; com características similares de personalidade, foram feitas em 1974. 

Foi a primeira vez que um conjunto específico de alterações marcantes da personalidade; foi descrito associado a um tipo específico de distúrbio psiquiátrico. 




A partir destas observações iniciais, pôde-se isolar um grupo de sinais de comportamento constituído por:



1 – Hipossexualidade;

2 - Grande preocupação acerca de temas de caráter religioso, moral, filosófico ou ético;

3 – Alterações de humor;

4 – Hipergrafia.


Após a exposição dos sintomas acima; iniciaremos a busca de indícios dessa sintomatologia nos escritos de uma famosa autora evangélica; a Srª Ellen G. White; auto intitulada “mensageira de Deus”.


Com os resultados dessa pesquisa; poderemos averiguar se esse suposto dom era ou não um distúrbio comportamental/psiquiátrico. Segue abaixo a descrição detalhada dos sintomas e seus respectivos traços nos livros da autora:





Hipossexualidade




O desejo sexual é o impulso ou desejo pela atividade sexual (conhecido também como libido). Esse desejo pode ser variável e é um tanto difícil de definir em termos absolutos. Uma proposta seria que um indivíduo que não pense sobre sexo ou não tenha desejo sexual, pelo menos de uma a três vezes por mês; possa ser portador de hipossexualidade. Poderíamos ainda classificar como “hiposexuais”; os indivíduos que persistem em não falar sobre o assunto ou ainda estimulam exageradamente a abstinência.
 



Traços nas literaturas de Ellen White:



A autora acima publicou instruções veementes - quanto à necessidade de negação dos impulsos sexuais - em um folheto intitulado “An Appeal to Mothers: The Great Cause of the Physical, Mental, and Moral Ruin of Children of Our Time” que traduzido é: “Um Apelo às Mães: A Grande Causa da Ruína Física, Mental e Moral de Nossa Época”.






Ele também traz em seu texto; toda a opinião de EGW sobre a expressão da sexualidade humana; chegando a compará-la a uma “doença contagiosa” e “extremamente prejudicial à saúde”.
    





Não satisfeita com o resultado de tal publicação, seis anos mais tarde apresentou uma versão ampliada com o título “Um Solene Apelo”. Tal livro foi editado por seu esposo e incluía artigos de outros autores para tentar respaldar os conselhos da Sra. White. 



Esse folheto hoje não está mais disponível entre as publicações dela (bem como o primeiro livro), e quem quer que o leia perceberá o porquê disso. Examinemos agora alguns trechos da obra (grifos nossos, comentários em azul): 




Sinto-me alarmada com aquelas crianças. Que pelo vício solitário estão se arruinando. Ouvis numerosas queixas de dor de cabeça, catarro, tontura, nervosismo, dor nos ombros e do lado, perda de apetite, dor nas costa e membros. . . E não percebestes ter havido uma deficiência na saúde mental de vossos filhos? . . . A indulgência secreta (masturbação) é, em muitos casos, a única causa real das numerosas queixas da juventude.Págs. 11, 13





A condição do mundo é alarmante. Por toda parte que olhemos vemos imbecilidade, nanismo, membros aleijados, cabeças mal formadas e deformidade de toda descrição... Hábitos corrompidos estão dissipando sua energia, e trazendo-lhes enfermidades repugnantes e complicadas... As crianças que praticam a auto-indulgência (masturbação)... devem pagar a penalidade”. Pág. 14





Prosseguindo a prática desde os 15 anos ou mais, a natureza protestará... E fa-los-á pagar elevado preço... Por numerosas dores no organismo, e várias doenças, tais como indisposição de fígado e pulmões, nevralgias, reumatismo, problemas da espinha, doenças renais e tumores cancerosos... 

Com freqüência ocorre uma súbita avaria da constituição, e a morte vem como resultado.” Págs. 14 e 15 





As mulheres possuem menos força vital do que o sexo oposto... O resultado do    auto-abuso (masturbação) nelas é visto em várias doenças, tais como catarro, tontura, dor de cabeça, perda de memória e visão, grande fraqueza nas costas e cadeiras, dores na espinha e, com freqüência, queda da cabeça para trás... A mente é amiúde inteiramente arruinada e uma condição doentia prevalece... Estas são práticas tão suicidas quanto apontar uma pistola para o próprio peito... Entre os jovens o capital vital e o cérebro são tão severamente sobrecarregados em tenra idade que há deficiência e grande esgotamento, o que deixa o organismo exposto a doenças de vários tipos. Mas a mais comum dessas é a tuberculosePág. 17





Segundo EGW, não existe fim para as doenças causadas pelo sexo solitário. 

A estes “conselhos” acima é adicionada uma enorme lista de enfermidades supostamente assim adquiridas através da manifestação da sexualidade, entre as quais:






Epilepsia, danos à visão, hemorragia nos pulmões, espasmos do coração e pulmões, diabetes, reumatismo, tuberculose, asma e mais de uma dúzia de outras.




A obsessão de EGW em comparar o sexo à “sujeira” ou “doenças graves” é tamanha; que ela chega ao absurdo de citar o caso de uma criança de dois anos de idade (Isso mesmo! Dois anos de idade), que ficou epiléptica e paralítica devido à “constante masturbação”. Ela cita: "Pelo mais vigilante emprego de meios mecânicos para confinar-lhe as mãos, cobrindo-lhe os órgãos genitais, etc., a criança foi, por fim, curada e agora desfruta de boa saúde" (Fonte).





Convido os nossos queridos leitores; especialmente os adventistas; a imaginarem um auditório repleto com milhares de pessoas humildes ouvindo uma palestra apresentando aos pais (especialmente às mães) um “solene apelo” para que tratem seus filhinhos de dois anos à base de “manter-lhe as mãos amarradas para não se masturbar”, prevenindo assim a epilepsia, tuberculose, visão enfraquecida, e muitos outros males...





Mas, continuemos com mais algumas dessas impressionantes declarações: 




A falta de castidade prejudica, debilita e arruína o corpo. Agora, além desse chocante fato, ergue-se outro, se possível até mais chocante. É que a falta de castidade prejudica, debilita e arruína a mente...  Vi uma jovem mulher numa cidade de Massachusetts que se tornou uma idiota dada a masturbação. Pág. 2 - 3. 





Após a indulgência desse hábito por um tempo, a criança perde o brilho e alegria do olhar; torna-se pálida com uma coloração esverdeada... Muitas crianças nascem com essa propensão e o hábito tem início na infância. . . . Nenezinhos adquirem o hábito... Vivem apenas para durar pouco tempo.
Págs. 22 e 97. 




Não se vê fim para as doenças causadas pelo vício solitário... Precipita suas vítimas para a insanidade... Onanistas confirmados... Recuarão de poucos atos criminosos.” Pág. 11, 20-21 ·.




Na verdade o que ela estava tentando fazer; era dissertar sobre um assunto que não tinha o mínimo de conhecimento, o que por si só já é um outro importante sintoma dessa síndrome. 


Ela apenas conseguiu demonstrar o quanto seu subconsciente estava sobrecarregado com idéias doentias sobre o sexo.
              





Qualquer um dos nossos estimados leitores; poderá comprovar que as doenças por ela especificadas; não são causadas pela masturbação. A tuberculose, por exemplo, é provocada por bactérias específicas. A “cabeça mal formada” ou deformação fetal; poderá ter inúmeros fatores que irão desde defeitos genéticos, incompatibilidade sanguínea ao uso de substancias como o tabaco, dentre outras; mas em nenhuma hipótese a masturbação.  






Em outra ocasião; EGW foi mais longe ainda, ordenando a total abstinência sexual:





“... a Sra. White enviou notificações para as igrejas de que a vinda do senhor estava tão perto que não deviam mais ser realizados casamentos na igreja e que os membros já casados deviam viver como virgens castos.”  Testimony by Paul N. Barker





Como poderia alguém hoje em sã consciência; crer que as declarações dessa senhora partiram de uma “mente saudável”? Qual especialista em medicina endossaria as declarações que ela deixou no livro "Apelo Solene"?





Cremos que já basta. Podemos notar com clareza, como Ellen G. White se preocupava excessivamente em reprimir a sexualidade, ou seja; como ela dá claros sinais em seus escritos; de que era portadora de “hipossexualidade”.







Diante desses fatos; seria correto continuar tratando-a como “mensageira divina”?








Portadora de um “Distúrbio comportamental” seria o termo mais adequado – está muito bem definido nas próprias palavras que escreveu: Mais se assemelham a “delírios alucinatórios”; do que a “conselhos divinos” Passemos então a análise do próximo sintoma:







Hiperreligiosidade




Caracteriza-se pelo sentimento ou preocupação exagerada com questões religiosas, morais, éticas ou de caráter espiritual. 


Clinicamente, a hiper religiosidade pode apresentar-se como interesse aumentado por assuntos religiosos.






Pode ocorrer uma identificação entre o mundo real e o místico, uma troca abrupta de religião, fanatismo religioso exacerbado, idéias de comunicação com o “sobrenatural” e grande interesse sobre “assuntos cósmicos” e ou “idéias fantasiosas” diversas.
    



Estes traços passam a prevalecer no cotidiano do indivíduo, fazendo-o destaca-los de maneira constante e enfática. Com o passar do tempo; eles passam a controlar todos os aspectos da vida: A pessoa passa a viver não mais em função da própria vida por assim dizer; e sim da crença que alimenta.




  
Traços nas literaturas de Ellen White




Tenho estado sozinha nesta questão, rigorosamente sozinha, com todas as dificuldades e com todas as provações relacionadas com a obra. Só Deus poderia ajudar-me. A última obra que me compete realizar neste mundo logo estará concluída. Preciso expressar-me claramente, de modo que, se possível, não seja mal compreendida.” Testemunhos seletos Vol. III Pág. 67, par. 3




Neste primeiro texto, a análise começa do ponto onde ela afirma que “está sozinha” com o destaque na palavra “rigorosamente”.





Independentemente de todas as pessoas que a rodeiam em seu dia a dia; os portadores do distúrbio; sentem-se exatamente assim; uma vez que vivem constantemente aprisionados pelos próprios pensamentos.
       





O comando de suas ações provem de suas mentes que a forçam a acreditar que possuem uma “missão especial” ou ainda “sobrenatural” para todo o “mundo”.




Eles ainda demonstram grande preocupação em como poderão comunicar aos outros os pensamentos que os perseguem:



Preciso expressar-me claramente, de modo que, se possível, não seja mal compreendida.” 










Isso porque nem mesmo eles, se sentem seguros quanto ao conteúdo dos mesmos...











Não tenho uma só pessoa no mundo que introduza alguma mensagem em minha mente ou que me imponha algum dever. Dir-lhe-ei agora, irmão F.: Quando o Senhor me dá uma incumbência para você ou para qualquer pessoa, recebê-la-ão da maneira e do modo que o Senhor a der para mim.” Manuscrito 227, 1902. 





Um importante e decisivo relato demonstrando que a hiperreligiosidade de EGW está relacionada à fatores místicos e ou sobrenaturais. Aqui ela confessa que tudo provem de sua cabeça, nesta altura já completamente dominada pelos próprios pensamentos. 



As vozes que ouve constantemente na mente são interpretadas como sendo de “origem divina”.    
 


   


Estamos quase no lar. Nós nos encontramos nas fronteiras do mundo eterno. Os que forem dignos logo serão introduzidos no reino de Deus. Não temos tempo para perder... Aqui estão nossos filhos. Permitiremos que eles sejam contaminados pelo mundo - por sua iniqüidade, por sua desconsideração aos mandamentos de Deus? Pergunto aos que pretendem enviar seus filhos à escola pública, onde é provável que sejam contaminados: Como podeis correr semelhante risco?”  
Mensagens escolhidas Pág. 212 par. 4





Aqui vemos claro exemplo de um “delírio alucinatório” que obriga o portador da síndrome; a acreditar que vai abandonar subitamente a realidade e adentrar fisicamente na fantasia que alimenta. É a crença dominando a mente a ponto de promover uma ruptura na estrutura psíquica.






Mais de cem anos se passaram; e todos continuam na “fronteira do mundo externo”, no entanto EGW cria piamente que adentraria viva em seu sonho.             





Tal como nos outros sintomas; esse distúrbio sobrecarrega os pensamentos do indivíduo a tal ponto; que o obriga a disseminar suas idéias e crenças. Seria como uma “válvula de escape” para a constante pressão exercida na psique


Neste caso ela extravasa afirmando que “aqueles que estudam em escola pública, serão contaminados” e “estão correndo grande risco” - Um “risco” certamente imaginário, mas que para o individuo é mais do que real...





Pessoas com tendências a distúrbios análogos a esse; certamente seriam influenciadas por tais mensagens.








Faremos agora um breve apanhado – uma pequena coletânea – de outros trechos que demonstram sem sombra de dúvida o traço marcante da hiperreligiosidade na personalidade da autora em questão:






Fanatismo exacerbado - Proibições extremas:





Proteína animal - “No tocante ao alimento cárneo, devemos instruir o povo a nele não tocar. Seu uso é prejudicial ao melhor desenvolvimento das faculdades físicas, mentais e morais.” Testemunhos seletos Vol. III pág. 138 par. 3





Café e chá - “Devemos fazer campanha decidida contra o uso do chá e do café.” Ibidem mesma pág. e par.





Alimentos diversos comprovadamente saudáveis - "Não deveis comer ovos, nem usar leite ou nata. Não deveis empregar manteiga no preparo de vossos alimentos. Cumpre que o evangelho seja pregado aos pobres, mas ainda não chegamos ao tempo em que deverá ser prescrito o regime dietético mais rigoroso.Ibidem pág. 363 par. 3





Lazer, brincadeiras e até mesmo sorrisos -“Não há tempo para entregar-se a entretenimentos levianos, à satisfação de inclinações egoístas. É tempo de que vos ocupeis com pensamentos sérios. E não podereis participar da vida abnegada do Redentor do mundo, pronta para sacrificar-se, e ao mesmo tempo achar prazer em matar tolamente o tempo em ócio, brincadeiras e gracejos.” Ibidem pág. 188 par. 3




Aliança de casamento: “Nenhuma despesa deve ser feita com esse aro de ouro para testificar que somos casados.” Test. Sel. Vol. I pág. 601 par. 2  




Homens não podem realizar partos –Não condiz com as instruções dadas no Sinai, que os médicos devam desempenhar o ofício de parteiras. A Bíblia nos apresenta as parturientes atendidas por outras mulheres, e assim deverá ser, sempre.” Ibidem pág. 375 par. 3





Como questionamos na descrição do sintoma anterior (hipossexualidade): Nos dias atuais; quem em sã consciência poderia ratificar estas declarações acima? Até mesmo, pastores líderes do movimento adventista; não tem coragem de vir a público endossar os devaneios de EGW, e muitos dos livros com declarações duvidosas e ou controversas; nem mesmo são mais publicados.          
  
   



O aspecto ultra-religioso é tão acentuado que não é mais necessário comentar. Fica o convite ao amigo leitor; para pesquisar e identificar tais traços nos demais escritos da suposta “mensageira de deus”.



  

Alteração do humor
           


O humor refere-se a um dos diferentes aspectos da emoção. Ele é comunicado através da expressão facial, linguagem verbal, gestos e postura. O humor indica se uma pessoa está satisfeita, aflita, desgostosa ou em perigo.









Ele tende a ter expressões de curta duração, refletindo contingências emocionais momentâneas, mas também pode transmitir emoções mais prolongadas. Sua natureza mais constante significa que eles são vivenciados por um tempo suficiente para serem mantidos internamente.



Portanto, este “estado emocional” é um sentimento básico que serve a uma função comunicativa nos seres humanos, bem como em outros mamíferos.




As emoções normais de tristeza e alegria devem ser diferenciadas das síndromes patológicas depressivas. A tristeza, ou depressão normal, é uma resposta universal a derrotas, decepções ou adversidades; por outro lado, a alegria está predominantemente ligada a conquistas, ao sucesso.





O que é a síndrome de alteração do humor:




Uma “síndrome” é um conjunto de sinais e sintomas que costumam aparecerem juntos e pode ser determinada por diversas etiologias, como por exemplo, o luto. Ele é um estado emocional normal que se caracteriza pelo conjunto de sinais e sintomas que ocorrem como resposta a separações e perdas significativas.




O luto é descrito por sintomas como: Acentuado prejuízo funcional, preocupação mórbida com a invalidez, ideação suicida, sintomas psicóticos ou retardo psicomotor, que podem persistir por não mais do que dois meses após a perda de um ente querido ou uma separação abrupta. Se os sintomas persistem por mais tempo; já se justifica um distúrbio de alteração do humor.



A síndrome de alteração do humor é caracterizada principalmente por oscilações ou mudanças cíclicas de humor. Estas mudanças vão desde oscilações normais, como nos estados de alegria e tristeza, até as patológicas acentuadas e diferentes do normal.



Mudanças bruscas no discurso e ou contrastes/contradições na fala do indivíduo; são traços decisivos; que definem esta síndrome.     





Lista de Sinais e Sintomas dos distúrbios de alteração do humor com as respectivas referencias nos escritos de EGW:

   

 
Os quatro primeiros da lista referem-se a sentimentos negativos, os demais, a sentimentos positivos; ambos dentro do quadro das anomalias sentimentais. 


 

Sentimentos negativos:



1 - Humor deprimido ou perda de interesse ou prazer por quase todas as atividades: 




A pessoa relata tristeza, depressão, desesperança, desencorajamento. A expressão facial e corporal mostra-se deprimida. O paciente pode ter queixas somáticas, como dores corporais. Alguns referem aumento da irritabilidade (raiva persistente, tendência para responder a eventos com ataques de ira ou culpando os outros, ou um sentimento exagerado de frustração por questões menores). A perda de interesse ou prazer está quase sempre presente, pelo menos em algum grau. A pessoa apresenta menor interesse por passatempos, tem menos prazer com qualquer atividade anteriormente considerada agradável.





A – Tristeza sem motivo ou fundamento aceitável:



Meu coração sente-se muito triste porque os irmãos J. e K. tomaram a posição adotada por eles... Talvez pergunteis: Que efeito tem isso sobre a irmã (White)? Tristeza somente, tristeza de alma, mas paz e perfeito descanso e confiança em Jesus. Para vindicar a mim mesma, a minha posição ou a minha missão, eu não proferiria dez palavras...” Carta 14, 1897. 






O destaque está no motivo de sua tristeza, que aqui é vinculada simplesmente à pessoas que não concordam com ela. O motivo é nitidamente banal e a tristeza certamente sem fundamento.








Ela prossegue afirmando que apesar de sua “alma” estar cheia de tristeza, ela sente (na mesma “alma”) “paz e perfeito descanso”.





Como é possível uma pessoa estar profundamente triste e ao mesmo tempo se sentir bem? Apenas numa mente doente...          


Na seqüência seguem outros textos relatando a tristeza injustificada de EGW:





Muito me entristeci ao ler o folheto publicado pelo irmão S. e pelos que com ele se associam na obra que está fazendo.” Igreja remanescente pág. 29 par. 3




Entristece-me verdadeiramente serdes enganado de qualquer maneira pelas sugestões do inimigo, pois sei que a teoria que advogais não é a verdade.” Ibidem pág. Pág. 56 par. 1




“Finalmente a doce paz que havia tanto tempo eu sentia, deixou-me, e o desespero novamente me oprimia a alma. Vida e ensinos pág. 66 par. 2








Como no exemplo anterior; o motivo da tristeza reside simplesmente no fato de existirem pessoas que não concordam com suas idéias. 









B - Queixas somáticas - diminuição da energia: 






Alem de dores constantes, a pessoa pode relatar fadiga persistente. As tarefas leves parecem exigir um esforço substancial. Pode haver diminuição na eficiência para realizar os trabalhos diários.





“Fiz uma capa e uma túnica para Edson. Agora à noite sinto-me bem cansada.” Beneficência social pág. 323




Estive muito doente o dia todo com dor de cabeça.” Ibidem pág. 323




Este é um dia em que as enfermidades procuram dominar. Sofro muita dor em meu ombro esquerdo e no pulmão. Meu espírito está deprimido.” Ibidem pág. 324 par. 3




“Fui à cidade e já voltei. Fiquei muito cansada.” Ibidem pág. 324 par 4




Estou com o cérebro cansado a maior parte do tempo.” Testemunhos seletos vol. III pág. 118  




Débil e trêmula levantei-me às três horas da madrugada, para vos escrever.”               Test. Sel. Vol II pág. 26 par. 2







“O grupo de crentes de Portland ignorava a preocupação de espírito que me prostrara nesse estado de desânimo; mas sabiam que por qualquer razão eu estava abatida.” Vida e ensinos pág. 66 par. 3







Mas essas palavras de animação pouco conforto traziam ao meu desalentado coração; o caminho diante de mim parecia obstruído com dificuldades que eu era incapaz de superar.” Ibidem pág. 66 par. 1  




“Meu fardo tornava-se mais e mais pesado, até que minha agonia de espírito parecia ser superior às minhas forças.” Ibidem pág. 66 par. 3





Cremos não ser necessário nenhum comentário: Os textos falam por si mesmos.





C - Aumento da irritabilidade






“Alguns que empreendem tornarem-se médicos, são fanáticos, egoístas, obstinados como jumentos. Não lhes podeis ensinar qualquer coisa. Talvez nunca tenham feito qualquer coisa digna de fazer-se.” Test. Sel. Vol. I pág. 193 par. 2 






Neste caso; EGW se irrita com alguns alunos de medicina; provavelmente por serem contrários as suas idéias. Conceitos como aqueles sobre a masturbação, por exemplo, certamente seriam motivo para polêmica.




Da mesma forma que ela entrava em depressão por motivos banais; aqui vemos uma alteração significativa do estado de humor, também motivada por detalhes ínfimos: Ela simplesmente não aceitava ser contrariada.      
    




D - Perda de interesse ou prazer nas atividades




“Não há tempo para entregar-se a entretenimentos levianos, à satisfação de inclinações egoístas. Testemunhos sel. Vol. III pág. 188 par. 3


“...tem havido manifesto entusiasmo em outro sentido que a muitos parece completamente adequado. Refiro-me às festas de prazer que se têm realizado entre nosso povo.”  Testemunhos para ministros e obreiros evangélicos pág. 82 




Sem comentários...





2. Alterações do sono:




A alteração do sono mais freqüente é a insônia, mas a pessoa também pode apresentar hipersônia noturna ou diurna.




“São mais de duas horas e não consigo dormir. Desperto-me muitas vezes a uma hora da madrugada Beneficência social pág. 338 par. 1


“Escrevo muitas páginas antes do desjejum. Levanto-me às duas, três ou quatro horas da madrugada...” Testemunhos seletos vol. III pág. 118  







“Débil e trêmula levantei-me às três horas da madrugada, para vos escrever.”                Test. Sel. Vol II pág. 26 par. 2









Por diversas noites tenho estado muito perplexaFico tão perturbadaque não consigo dormir bem.” Fundamentos da educação cristã pág. 334 par. 2




Para qualquer profissional na área de saúde mental; bastaria apenas esta declaração acima para que fosse avaliada a necessidade de uma intervenção médica na vida de EGW.
 



3 - Sentimentos de desvalia ou culpa:




Pode incluir avaliações negativas e irrealistas do próprio valor, sentimentos de culpa e ruminações acerca de pequenos fracassos do passado. Essas pessoas geralmente interpretam mal, eventos triviais ou neutros do cotidiano e têm um senso exagerado de responsabilidade pelos acontecimentos. Esses sentimentos podem assumir proporções delirantes.





 “Quando fui ao Colorado, achava-me tão preocupada por vós que, em minha fraqueza, escrevi muitas páginas para serem lidas em vossa reunião campal.”                    Test. Vol. II pág. 26 par 2  




Sinto-me alarmada pelo povo de Deus, o qual professa crer em solene e importante verdade; pois sei que muitos deles não se acham convertidos nem santificados por ela.” Test. Sel. Vol. I pág. 89 par. 2
              



“Prezado irmão N.: Sinto-me compelida por um senso de dever a dirigir-lhe algumas linhas. Foram-me mostradas em relação com o seu caso algumas coisas que não ouso reter. Vi que Satanás se aproveitou do irmão devido a sua esposa não ter abraçado a verdade. O irmão foi lançado no convívio de uma mulher corrupta; mulher cujos passos se dirigem para o inferno.” Ibidem pág. 198 par. 2




Sinto profunda mágoa pelos pais e mães desses jovens, bem como pelos filhos. Houve uma falha na educação desses filhos...” Ibidem pág. 352 par. 2


Sinto-me opressa sob o peso da responsabilidade que tomo agora sobre mim, de escrever-vos estas coisas.” Ibidem pág. 569 par. 2





Sinto profundamente esse processo de fermentação que parece estar em andamento entre nós...Ibidem pág. 601 par. 2



Sinto-me muitas vezes penalizada quando entro na casa em que Deus é adorado e noto ali homens e mulheres em trajes desordenados.” Test. Sel. Vol II pág. 201 par. 3




Sinto-me muito pesarosa que não se tenha comportado corretamente em todas as ocasiões...” Beneficência social pág. 223 par. 4



Sinto-me triste ao ver que o nosso povo não tem apoiado esta obra como devia”. Ibidem pág. 337 par. 4





O detalhe que mais chama a atenção nesta coletânea; é a insistente repetição da palavra “sinto”; pronunciada por EGW. Fica mais do que demonstrado que essa senhora tinha um senso exagerado de responsabilidade por acontecimentos banais. O sentimento alimentado por ela chega a assumir proporções delirantes veja:




“Sinto-me compelida...” (impulso incontrolável)

“Foram-me mostradas (visões/alucinações) em relação com o seu caso algumas coisas...”


“Vi que Satanás se aproveitou do irmão devido a sua esposa não ter abraçado a verdade” (adventismo).





O sentimento de culpa que ela alimentava era tão grande; que após a decepção pela negativa da esposa de seu irmão na fé; em aceitar o adventismo; ela é “compelida” a se intrometer em uma relação conjugal; na tentativa desesperada de conseguir algum resultado que apóie suas alucinações:





“O irmão foi lançado no convívio de uma mulher corrupta; mulher cujos passos se dirigem para o inferno.”




Numa mente sadia; estas palavras “entrariam num ouvido e sairiam no outro”; porém em um portador de algum distúrbio comportamental; o resultado seria certamente um lar destruído pelo fanatismo religioso. 




4 - Pensamentos recorrentes sobre morte:






Esses pensamentos variam desde uma crença de que seria melhor estar morto até pensamentos transitórios sobre o desejo da morte.





Eu desejava a morte como livramento das responsabilidades que sobre mim convergiam.” Vida e ensinos pág. 66 par. 2



Também não é necessário comentar...




Sentimentos positivos:




1 - Auto estima inflada ou grandiosidade: 




Característica marcante, indo desde uma autoconfiança sem crítica até uma acentuada grandiosidade que pode alcançar proporções delirantes. Os indivíduos podem oferecer conselhos sobre questões acerca das quais não possuem qualquer conhecimento especial. Podem por exemplo, sem experiência alguma, começar a escrever dezenas de livros sobre assuntos que não tem qualquer tipo de noção, porém julgando-se “expert” nos temas abordados.





A – Autoconfiança que não aceita crítica




“Sejamos cautelosos. Recusemos permitir que as críticas de alguma pessoa imprimam objeções em nosso espírito. Deixe que os críticos vivam de seu ofício de criticar.” Mensagens escolhidas vol. III pág. 120 par. 1



“Podes ficar surpreso ao ouvir isso, mas é uma espécie de blasfêmia estar constantemente irritado e irritar os outros por tuas críticas e observações sombrias.” Carta 11 – 1897



Há pessoas precipitadas em seu desejo de reformar o que lhes parece não estar direito. Pensam que deviam ser escolhidas para ocupar o lugar dos que cometeram erros. Obreiros evangélicos pág. 493




No texto acima, além de não admitir criticas, ela não aceita a possibilidade de seu trabalho poder ser realizado por outros.



Em vez de críticas e censuras, tenham nossos irmãos e irmãs palavras de animação e confiança no tocante aos instrumentos do Senhor “  Test. Sel. Vol. III pág 173 par. 5




Nesta parte o sentimento de grandeza e superioridade alcança níveis delirantes: Ela se autodenomina um “instrumento”, ou seja, uma ferramenta do “sobrenatural.





B – Mania de grandeza







Não tenho tido reivindicações a fazer, apenas que estou instruída de que sou a Mensageira do Senhor, de que Ele me chamou em minha mocidade para ser Sua mensageira, para receber-Lhe a Palavra, e dar clara e decidida mensagem...” Mensagens escolhidas vol. I pág. 32 par. 2  






Não tenho uma só pessoa no mundo que introduza alguma mensagem em minha mente ou que me imponha algum dever” Manuscrito 227, 1902. 





Nota-se claramente o sentimento de superioridade exacerbada


Seu distúrbio a leva crer que é superior a todos os demais habitantes do planeta: Além de afirmar que suas idéias são inquestionáveis; ela assume uma postura de comando supremo; não admitindo nem mesmo acatar alguma orientação ou conselho que não sejam os das “vozes” em sua mente.   

     




Eu não escrevo um artigo no jornal (revista) expressando meramente as minhas próprias idéias. É o que Deus me revelou em visão. --- os preciosos raios de luz vindos do trono de Deus.”  Testimonies for the Church Vol. V pág. 67 par 2





Uma declaração muito conhecida; que se devidamente “colocada no divã”; revela o egocentrismo/megalomania gigantesca dessa senhora. Ela afirma que tudo o que escrevia não era proveniente de sua própria mente (só essa parte bastaria para o diagnóstico), porém de uma fonte externa: O próprio Deus.




Seriam provenientes de Deus, os escritos sobre a masturbação? Os conselhos sobre a “abstinência sexual”?




Todas as referencias das centenas de textos que utilizamos neste artigo não provinham da própria mente de EGW? O enorme número de outros escritos contendo senão; a mesma “qualidade” de conteúdo; ainda declarações muito mais problemáticas tais como:



Perucas causam “excitação” cerebral: Health Reformer (Reformador da Saúde) outubro de 1871




Seres humanos podem “cruzar” (ter relações sexuais) com animais dando origem a “raças inferiores”: Spiritual Gifts, vol. 3 pg. 64 1864.           




Remédios não curam: Mensagens Escolhidas vol. 02 pag. 289 par. 1




A cor da pele coloca algumas pessoas em “desvantagem” em relação às demais: Mensagens Escolhidas, Vol. 2, págs. 343-344.






Estas declarações têm origem divina? Segundo EGW sim: Ela acreditava que sua mente era única e inigualável. Somente ela era capaz de ouvir e decodificar estas “mensagens especiais” que afirmou ser de suma importância para toda a “raça humana”. 







Esses livros, transmitindo as instruções a mim dadas pelo Senhor durante os sessenta anos passados, contêm esclarecimentos do Céu, e resistirão à prova da investigação. Mensagens escolhidas vol. I pág. 35 par. 3




Mesmo sem ter nenhuma noção sobre Psicanálise, qualquer pessoa com o mínimo de bom senso que analisar os escritos de EGW; poderá perceber nitidamente que a declaração acima é falsa.





Não; os livros de Ellen White não resistem a “prova de investigação”, seja ela teológica, histórica ou muito menos ainda: Científica.




Essa afirmação partiu de uma mente perturbada; que não tinha noção das implicações que poderia causar com seus “conselhos”. A “mania de grandeza” não permitia que essa senhora sequer pudesse exercer o próprio senso critico a respeito de suas ações.   






Ela escrevia sobre os mais diversos assuntos, julgando-se “expert” nas áreas abordadas. Seu distúrbio comportamental simplesmente não a permitia perceber os absurdos contidos em suas declarações; muito menos ainda o ridículo a que estava se submetendo.       







2 - Pressão por falar: 



Constante desejo de falar. A fala é pressionada, alta, rápida e difícil de interromper.



Multidões me têm ouvido falar e têm lido meus escritos...” Mensagens escolhidas vol.II pág. 54 par.  


Sinto-me impelida a falar aos que estão empenhados em dar ao mundo a última mensagem de advertência.” Test. Sel. vol. II pag. 232 par. 2




3 - Humor expansivo: 




Entusiasmo incessante e indiscriminado por interações interpessoais ou profissionais.



“O manuscrito sobre a Vida de Cristo está prestes a ser enviado para a América do Norte. Este será editado pela Pacific Press. Empreguei obreiros para preparar este livro, especialmente a irmã Davis, e isto me custou três mil dólares. Outros três mil serão necessários para prepará-lo para ser difundido pelo mundo, em dois volumes. Esperamos que eles tenham grande saída. Tenho dedicado pouco tempo a esses livros, pois falar em público, escrever artigos para as revistas e escrever testemunhos particulares para enfrentar e reprimir os males que estão aparecendo, me mantém ocupada.” Carta 114, 1896. 





4 - Fuga da realidade: 







Experiência subjetiva de que os pensamentos estão se tornando realidade. 







Estamos quase no lar. Nós nos encontramos nas fronteiras do mundo eterno. Os que forem dignos logo serão introduzidos no reino de Deus. Não temos tempo para perder...” Mensagens escolhidas Pág. 212 par. 4





5 – Extremo direcionamento das atividades e objetivos:







Recusa constante em se envolver em outras atividades que não sejam as de seu próprio interesse. Fixação doentia em atingir metas e objetivos. 








Temos uma mensagem de advertência para dar ao mundo, e nosso zelo, nosso devotamento ao serviço de Deus, devem dar testemunho em favor da verdade.” Testimonies vol. 8 pág. 200 





6 - Alteração cíclica abrupta e marcante do estado de humor:




Por vezes sou grandemente oprimida no período noturno. Levanto-me de minha cama e ando pelo quarto, orando que o Senhor me ajude a suportar o fardo e a não dizer nada para fazer o povo crer que a mensagem que Ele me deu é verdadeira. Quando posso depor este fardo sobre o Senhor, sou realmente livre. Desfruto uma paz que não consigo expressarSinto-me elevada, como se fosse carregada pelos braços eternos, e minha alma se enche de paz e alegria.Mensagens escolhidas Vol. III Pág. 75 par. 3  





Em um único e contínuo parágrafo, podemos ver a acentuada e marcante alteração de humor desta senhora. Ela inicia relatando que tem distúrbios do sono – como vimos anteriormente; já é uma característica significativa da patologia - depois segue descrevendo o motivo de sua insônia: Ela sente grande angustia e tristeza.




“Por vezes sou grandemente oprimida no período noturno...”



“...orando que o Senhor me ajude a suportar o fardo”




O detalhe é que a origem destes sentimentos reside no fato dela não ser compreendida, ou ainda não conseguir transmitir seus delírios e alucinações de modo compreensível:



       
... para fazer o povo crer que a mensagem que Ele me deu é verdadeira.”




De modo abrupto e repentino ela “gira seus sentimentos 180 graus”; relatando o inverso das sensações que antes a oprimiam:




“Desfruto uma paz que não consigo expressar.”





Não é necessário comentar mais nada, após a exposição do trecho acima. A alteração abrupta e marcante do estado de humor dessa senhora dá claros sinais de que ela sofria de um distúrbio comportamental.       







Hipergrafia:






Hipergrafia é o termo médico usado para descrever o desejo ou impulso incontrolável por escrever.

Esse distúrbio já era conhecido há muito tempo: O poeta romano Juvenal falava no primeiro século d.C. da “incurável doença da escrita”.








Recentemente constatou-se que a hipergrafia é freqüentemente desencadeada pela epilepsia do lobo temporal, e que às vezes está associada à doença bipolar, na qual a mania se alterna com a depressão.

O impulso para escrever parece originar-se no sistema límbico – conjunto de células cerebrais associadas à emoção – e transformado em idéias “editadas” pelos lobos temporais.






Alguns portadores de hipergrafia são prolíficos e suas obras foram consideradas de grande importância para a humanidade: John Creasey, Charles Dickens, Honoré de Balzac, Victor Hugo e Shakespeare estão entre eles.  




Há aqueles que escrevem imensas quantidades de material inútil; estes o fazem apenas para dar vazão ao seu distúrbio: O pastor americano Robert Shields manteve, de 1972 a 1997, diários que retratavam sua vida minuto a minuto e que encheram 94 caixas de papelão num total de 75 mil páginas, o suficiente para dar uns quatro mil livros de porte razoável. Virginia Ridley, da Geórgia, escreveu 10 mil páginas contendo os mais diversos assuntos, incluindo sua vida pessoal.




Ellen G. White e a hipergrafia

   
  
À época de sua morte as produções literárias de Ellen White totalizavam aproximadamente 100.000 páginas: 24 livros em circulação; dois manuscritos de livros prontos para publicação; 5.000 artigos em periódicos da igreja; mais de 200 tratados e panfletos; aproximadamente 35.000 páginas datilografadas de documentos e cartas manuscritas; 2.000 cartas escritas à mão e diários, que resultaram, quando copiados, em outras 15.000 páginas datilografadas. As compilações dos escritos de Ellen White feitas após a sua morte totalizam um número de livros em circulação de mais de 200 volumes.







Escritos nesta gigantesca quantidade de papel; estão os assuntos mais variados que se é possível imaginar. Neste artigo foi utilizada apenas uma pequena amostra do tipo de conteúdo encontrado nas literaturas desta senhora.






Temas polêmicos; controversos; contraditórios; erros históricos; absurdos sobre a biologia humana; divagações errôneas sobre a sexualidade; erros grotescos; extensos discursos extra-bíblicos; afirmações falsas sobre a vida dos personagens bíblicos; são apenas uma pequena amostra da “produção literária” de EGW:         




“Escrevo de quinze a vinte páginas cada dia. São agora onze horas, e escrevi 14 páginas do manuscrito para o volume 4, além de sete páginas de cartas para diversos indivíduos.” Test. Sel. Vol. III pág. 109 par. 4



 “Quando fui ao Colorado, achava-me tão preocupada por vós que, em minha fraqueza, escrevi muitas páginas para serem lidas em vossa reunião campal.”                    Test. Vol. II pág. 26 par 2  








“Escrevi uma porção de páginas hoje. Maria está persistentemente no meu encalço. Ela fica tão entusiasmada com alguns assuntos, que traz o manuscrito depois de       copiá-lo e o lê para mim. Mostrou-me hoje uma pesada pilha de manuscritos que havia preparado.” Mensagens escolhidas vol. III pág. 105 par. 5






“Isto perfaz cinqüenta páginas e abrange muitos assuntos. Penso que é a matéria mais preciosa que já escrevi.” Ibidem pág. 106 par. 6




Após a exposição de todo o conteúdo deste artigo; cabe agora ao amigo leitor (especialmente os adventistas) decidir se o título “mensageira do senhor” continua sendo válido para essa senhora.




Finalizando; deixamos mais dois textos para a apreciação dos nossos queridos leitores:




Uma ocasião, achando-me eu na cidade de Nova Iorque, fui convidada, à noite, para contemplar os edifícios que se erguiam, andar sobre andar, para o céu. Garantia-se que esses edifícios seriam à prova de fogo, e haviam sido erigidos para glorificar seus proprietários e construtores. A cena que em seguida passou perante mim foi um alarma de fogo. Os homens olhavam aos altos edifícios, supostamente incombustíveis, e diziam: Estão perfeitamente seguros. Mas esses edifícios foram consumidos como se fossem feitos de pez. Os aparelhos contra incêndios nada podiam fazer para deter a destruição. Os bombeiros não podiam fazer funcionar as máquinas.”

Testemunhos Seletos, vol. 3, págs. 281 e 282. 



Tenho mandado advertências aos irmãos que trabalham em Nova Iorque, dizendo que essas notícias fortes, aterradoras, não devem ser publicadas. Quando meus irmãos vão a extremos, isto depõe contra mim, e eu devo suportar a vergonha de ser chamada falsa profetisa. Evangelismo pág. 388 par. 1





Sem comentários...











E que o Altíssimo nos conceda o precioso dom da humildade



O Editor



Referências:





1. Lennox WG. Epilepsy and related disorders. London: J. & A. Churchill, 1960.
2. Benson DF. The Geschwind Syndrome. Advances in Neurology, vol 55. New York: Raven Press, 1991.
3. Waxman SG, Geschwind N. Hypergraphia in temporal lobe epilepsy. Neurology 1974; 24:629-636.
4. Waxman SG, Geschwind N. The interictal behaviour syndrome of temporal lobe epilepsy. Arch Gen Psychiatry 1975;
5. Sacks O. Um antropólogo em Marte. São Paulo: Companhia das Letras, 1995:165-198.
6. Bear DM, Fedio P. Quantitative analysis of interictal behaviour in temporal lobe epilepsy. Arch Neurol 1977
7. Nielsen H, K Personality correlates of sphenoidal EEG foci in temporal lobe epilepsy. Acta Neurol Scand 1981
8. Hermann BP, P. Interictal personality and behavioural traits in temporal lobe and generalized epilepsy. 1981.
9. Mungas D. Interictal behavioural abnormality in temporal lobe epilepsy. Arch Gen Psychiatry 1982;39:108:111.
10. Rodin E, Schmaltz S. The Bear-Fedio personality inventory and temporal lobe epilepsy. Neurology 1984;34:591-596.
11. Vergara F, Fredes Conducta interictal en epilepsia psicomotora. Rev Chil Neuropsiq 1984.
12. Stevens JR. Risk factors for psychopathology in individual with epilepsy. In: Koella WP, Trimble MR (eds). T. lobe
epilepsy, mania, schizophrenia and the limbic system. Basel: Karger, 1982:56-80.
13. Kraepelin E. In Johnstone T (ed). Lectures in clinical psychiatry. New York: William Wood & Co, 1906.
14. Glaser GH. The problem of psychosis in psychomotor temporal lobe epileptics. Epilepsia 1964;5:271-278.
15. Blumer D, Benson DF. Psychiatric manifestations of epilepsy. In Benson DF, Blumer D (eds). Psychiatric aspects of
neurologic disease, vol 2. New York: Grune & Stratton, 1982:25-48.
16. Blumer D. Temporal lobe epilepsy and its psychiatric significance. In Benson DF, Blumer D. Psychiatric aspects of
neurologic disease, vol 2. New York: Grune & Stratton, 1975:171-197.
17. Naito H, Matsui N. Temporal lobe epilepsy with ictal ecstatic state and interictal behavior of hypergraphia. J Nerv Ment Dis 1988;176
18. Roberts JKA, Robertson MM, Trimble MR. The lateralising significance of hypergraphia in temporal lobe epilepsy. J
Neurol Neurosurg Psychiatry 1982;45:131-138.
19. Alajouanine T. Dostoiewski’s epilepsy. Brain 1963;86:209-218.
20. Gastaut H. Fyodor Mikhailovitch Dostoevsky’s involuntary contribution to the symptomatology and prognosis of epilepsy. Epilepsia 1978;19:186-201.
21. Murai T, Hanakawa T, Sengoku A . Temporal lobe epilepsy in a genius of natural history. Neurology 1998;50:1373-1376.
22. Bear DM, Levin K, Blumer D, Chetham D, Ryder J. Interictal behaviour in hospitalized temporal lobe epileptics: relationship
to idiopathic psychiatric syndromes. J Neurol Neurosurg Psychiatry 1982;45:481-488.
23. Rodin E. Temporal lobe epilepsy and the Bear-Fedio personality inventory. Neurology 1985;35.
24. Kanemoto K, Takeuchi J, Kawasaki J, Kawai I. Characteristics of temporal lobe epilepsy with mesial temporal sclerosis, with special reference to psychotic episodes. Neurology 1996;47:1199-1203.
25. Trimble MR. Hypergraphia. In Trimble MR, Bolwig TG (eds). Aspects of epilepsy and psychiatry. Chichester: John Wiley & Sons, 1988;87.
26. Sachdev HS, Waxman SG. Frequency of hypergraphia in temporal epilepsy: an index of interictal behaviour syndrome. J Neurol Neurosurg Psychiatry 1981;44:358-360.
27. Hermann BP, Whitman S, Arntson P. Hypergraphia in epilepsy: is there a specificity to temporal lobe epilepsy? J Neurol Neurosurg Psychiatry 1983;46:848-853.
28. Hermann BP, Whitman S, Wyler AR, Richey T, Dell J. The neurological, psychosocial and demographic correlates of
hypergraphia in patients with epilepsy. J Neurol Neurosurg Psychiatry 1988;51:203-208.
29. Sacks O. O homem que confundiu sua mulher com um chapéu. São Paulo: Companhia das Letras, 1997:103-104.



* Parte deste artigo foi baseado na obra do Médico neurologista e professor de Neurologia do Departamento de Clínica Médica do Hospital Universitário, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Dr. Paulo César Trevisol Bittencourt. 

73 comentários:

  1. AO EDITOR E INTERESSADOS:
    Parabéns grande editor do blog; uma verdadeira aula. Através da análise dos escritos, colocou Ellen White no divã. E lamentavelmente para os ASD, o diagnóstico não foi dos melhores.

    Gostaria de comentar o seguinte: Entre diversas outras absurdas orientações, observa-se nitidamente que os amigos ASD, simplesmente ignoram muitas das tais escritas dela. Não estão “nem aí” para muitas coisas, por exemplo: Eles gastam tempo com brincadeiras, usam alianças e seus hospitais adventistas não tem somente “parteiras”(médicas) para realizarem partos.

    Agora gostaria de destacar essa declaração dela, publicada no artigo:
    “Alguns que empreendem tornarem-se médicos, são fanáticos, egoístas, obstinados como jumentos. Não lhes podeis ensinar qualquer coisa. Talvez nunca tenham feito qualquer coisa digna de fazer-se.” (Test. Sel. Vol. I pág. 193)

    É simplesmente impressionante como ela criticava uns estudantes de medicina, chamando-os até de “jumentos”; enquanto afirmava que masturbação causava tudo aquilo que escreveu e que drogas (remédios) não curam doenças. E ela não parava por aí; gostaria de acrescentar outra escrita também, observem bem, por favor:

    “Em vez de críticas e censuras, tenham nossos irmãos e irmãs palavras de animação e confiança no tocante aos instrumentos do Senhor
    Deus lhes roga que animem o coração dos que arcam com as grandes responsabilidades, pois com eles está trabalhando. Ele insta com Seu povo para que reconheçam o poder sustentador em Seu instrumento. Honrai ao Senhor procurando, no máximo de vossa habilidade, dar ao instrumento a influência que deve possuir. ( Test. Sel. Vol. III pág 173-174)

    “Os dirigentes de nossas instituições têm uma tarefa dificílima para manter a ordem e disciplinar sabiamente os jovens que se acham sob o seu cuidado. Os membros da igreja podem fazer muito para lhes suster os braços. Quando os jovens não se dispõem a submeter-se à disciplina da instituição, ou por divergirem de seus superiores em qualquer matéria, se decidem fazer prevalecer a sua própria vontade, não apóiem os pais cegamente os filhos, tomando-lhes as dores.
    Muito, muito melhor seria sofrerem os vossos filhos, melhor seria jazessem no túmulo, do que serem ensinados a tratar levianamente os princípios que se acham no próprio fundamento da lealdade para com a verdade, para com seus semelhantes e para com Deus”. (idem pg 174)

    Vejam só: na hora de criticar uns estudantes de medicina, não escolheu palavras (egoístas, fanáticos, jumentos); mas quando se tratava dos “instrumentos do Senhor”, como ela, que, além de outros absurdos, afirmou que a masturbação causava tuberculose..., ah..., daí não se devia fazer críticas nem censuras, mas palavras de animação e confiança. Afinal, ela tinha “grande responsabilidade” em escrever que masturbação causava nanismo (pessoa anã)...não é? ela tinha “Deus” trabalhando com ela. É um disparate hilariante!!

    E pior: segundo ela, seria melhor os jovens filhos morrerem, do que TRATAR LEVIAMENTE os princípios de lealdade para com SEUS SEMELHANTES! Olhem só o absurdo: ela diz uma coisa e faz outra. Como foi mesmo que ela descreveu os estudantes de medicina? É assim que se trata o seu semelhante? Ou se analisarmos melhor, parece que esse “seu semelhante” para a sra White, que merecia um respeito tão elevado, eram os dirigentes das instituições adventistas. ou seja, haviam os semelhantes...e os “semelhantes”. Parece que o “meu próximo”(seu semelhante) para a sra White, era muito parecido com o “meu próximo” dos tempos do AT. Pior ainda; esta escrita dela, demonstra muita sintonia com o pensamento hipócrita e exclusivista dos fariseus antigos.

    Misericórdia, Santo Deus.

    Décio – um Aprendiz de Cristão.

    ResponderExcluir
  2. Como sempre você fala fala e não diz nada editor aumentando mais ainda a minha certeza e convicção da verdade. Você pode falar o que quiser dessa mulher maravilhosa chamada Elle White que a nós adventistas você não vai estar dizendo nada. Se pelo menos se desse ao trabalho de estudar a bíblia chegaria a conclusão por si mesmo de que ela é realmente uma verdadeira profetiza de Deus. Mas ninguém quer estudar não é mesmo¿ Quer ficar somente no achismo e no que os outros falam.
    Deus é Adventista editor, quando é que você vai perceber isso¿ Na bíblia há várias referencias sobre isso. É só estudá-la. Nenhuma outra igreja cumpre os mandamentos bíblicos como a igreja adventista e é isso que importa para nós e é isso que nos diferencia das outras igrejas nos dando cada vez mais a certeza de que somente nós estamos com a verdade. Esse blog para adventistas que passam por aqui não diz nada.
    Deixe de ser crítico e vá conhecer a Deus e aceitar a Jesus como seu Salvador que você ganha mais. Mas aceitá-lo de forma verdadeira e ter um verdadeiro encontro com Deus que é o que você está precisando. Eu vou orar por você para que você desperte para as verdades bíblicas. Como sempre eu passo por aqui dou uma olhadinha e continuo cada vez mais firme em minhas convicções segundo meu caminho rumo a salvação e aguardando Jesus voltar para me buscar. Você deveria fazer o mesmo ao invés de ficar perdendo seu tempo aqui nesse blog.
    Deus te abençoe editor
    Estarei orando por você para que conheça a verdade.
    "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará."

    Gilson
    (obs. Não sou Gilson Medeiros que fique bem claro pois outro dia postei aqui e me chamaram por esse nome)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa estou espantada ao ver o que escreveu este senhor acima.
      Como alguém que diz ter um encontro com Jesus pode ser tão ríspido, agressivo. Deus é adventista??????O senhor verdadeiramente é megalomaníaco. Eu sou cristã, lavada e remida no sangue do cordeiro e sigo os mandamentos de JESUS CRISTO DE NAZARÉ E NÃO DE UMA LOUCA chamada Ellen White. Jesus veio pra que tenhamos vida e vida em abundância e não viver orpimida igual à esta senhora.....

      Excluir
  3. Ora Gilson, esse texto cai bem em você:

    2ª Tomoteo 4:3

    "Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;
    E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas."

    Você vive de fábulas amigo!

    Esse seu palavrório não refuta lógica textual alguma!

    Essa sua conversa não é nenhuma novidade:

    "Deus é adventista"

    alguns adventistas só sabem ficar com esse papo furado de "só nós temos a verdade"

    Mas nunca apresentam uma argumentação firme, que possa permanecer ainda firme diante do contraditório.

    O espirito que atua em você, caro gilson,é o mesmo espirito do inferno que atuava no coração dos fariseus!

    Os fariseus daquela época tiveram nada mais,nada menos, do que o próprio Deus para que cressem.

    Jesus era Deus diante dos olhos deles.

    Não creram em Cristo,que pregava com toda autoridade e operva grandes milagres.

    Imagina se os fariseus de hoje, personificado em alguns adventistas, a exemplo de você,vão dar crédito.Só mesmo por intervenção divina, porque pelo raciocínio, jamais!

    Os adventistas da época viviam torrando todo mundo por causa do sábado!

    Os fariseus de hoje também!


    Como se vê, NADA MUDOU!

    ResponderExcluir
  4. Leia Gênesis e veja em que dia Deus descansou... Leia êxodo e veja qual o 4° mandamento bíblico... Leia a bíblia.... Eu poderia citar inúmeros outros versículos que confirmar a minha afirmação de que Deus é Adventista mas já vi que não adianta pois da bíblia você ler somente o que lhe convém.
    Vá estudar seu IGNORANTE!

    ResponderExcluir
  5. Ao gilson:

    Em vez de o irmão ficar com blá blá blá, tipo briguinha de cumadre, isto é, tudo pela denominação adventista, e nada pela verdade em Cristo, não refuta os textos. Ora irmão, não é você que acusa que não sabemos nada da bíblia, então nos ensine. E aí, vai nos "ensinar", ou vai ficar nessa falácia, típica de adventista fanático por religião, que não se importa nem um pouco de rasgar a bíblia e lhe remendar, para se adequar à sua doutrina deturpada por falso profeta?

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde á todos.
    Não pude deixar de comentar a incrível paixão das pessoas por Ellen G. White. Seria admirável se houvesse um fundamento sólido para isso, como total cumprimento das profecias por ela divulgadas, pelo equilíbrio em seus ensinamentos, pela total concordância Bíblica. Incrível esta paixão cega, sim cega; pois hoje temos a internet que nos abriu inúmeras fontes de pesquisas, sendo a maior delas o White State que nos deu informações preciosas para serem pesquisadas e conhecer esta “maravilhosa mulher” como alguns a chamam neste blog.
    Quero entender como que com tantas evidências de que ela não é uma profetisa, nem mesmo muito conhecedora do que escrevia; pois plagiava muito, tantas pessoas ainda são adoradoras desta Norte Americana de sanidade duvidosa? Melhor então adorar Maria. Não sou a favor de adorar ninguém que não seja nosso Deus.
    Interessante, é justamente estudando a Bíblia e os escritos de Ellen G. White é que encontramos várias divergências, acréscimos e contradições. Fala-se que ninguém quer estudar, mas justamente isso é o que estamos fazendo aqui. Não estamos achando nada por achar, encontramos fatos nas fontes, só isso.
    A paixão chega a ser tão grande por esta mulher, que cometem o absurdo de chamar à Deus de Adventista, religião esta que teve Ellen G. White como co-fundadora. A Deus não se define, não se dá time religioso para torcer. Deus é Deus e pronto.
    Acredito que todos aqui que “perdem tempo” neste blog são Cristãos que aceitaram Jesus como seu salvador pessoal e não passam aqui para “dar uma olhadinha” e sim para estudar profundamente e com muita argumentação do que poderá ser verdade ou não.
    Como dizem por ai, “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” Mas para conhecer a verdade, tem que estudar e pesquisar muito com a mente muito aberta e sem preconceitos colocados em nós por pessoas que não se deram ao trabalho de correr atrás da verdade.
    Que Deus abençoe a todos de boa vontade e coração puro.
    Samuel S. Lima

    ResponderExcluir
  7. Ora gilsom,

    É de se perguntar porque seus professores e doutores nunca entran em um debate de forma honesta!
    Aqui, você tem seus comentários publicados,mas nos blogs adventistas é pura perda de tempo tentar postar comentários,pois o critério de tais blogs é o seguinte:
    Qualquer comentário que possa causar embaraço aos ditos professores, eles deletam!

    A doutrina adventista não resiste ao crivo do contraditório e os adventistas não atentam pra isso, e isso é ruím!

    O adventistas nunca vencem com suas doutrinas o contraditório!

    Sua doutrina só fica firme se o contraditório for ignorado, o que eles fazem de montão!

    Uma doutrina que não suplanta de forma satisfatória o contraditório, não tem firmeza alguma, e assim é a doutrina adventista!

    Basta começar a constestar os gilsons medeiros da vida, que eles já começam a desaparecer com a contestação, fazendo de conta que ninguém disse nada e fazendo parecer que suas argumantações são muito profundas!

    Somos ignorantes, mas mesmo assim os doutores adventistas vivem metemdo o rabo no meio das pernas em termos de debate!

    Me perdoem alguns adventistas que não merecem ouvir isso!

    Gilson, não argumenta, não contesta,não confronta por si mesmo suas teses com o contraditório, mas mesmo assim chama as pessoas de ignorantes!

    Acho que isso é uma tentativa de autoafirmar-se, quem sabe!talvez gilson possua algum complexo.

    Compreensível!

    ResponderExcluir
  8. Ao administrador do blog:

    Gostaria de me apresentar primeiro: sou Fernanda, fui Adv de berço até meus 18 anos. Atualmente toda minha familia é adventista. Sai da igreja há pelo menos 10 anos e na época sai porque eu nao conseguia mais cumprir as doutrinas da igreja. Entao, por uma questao de bom senso e por nao querer envergonhar a igreja e os membros, resolvi sair.
    Hoje nao vejo praticando nenhuma crença, nao consigo mais cumprir aqueles riturais cristãos.
    Sempre que visito minha mae ouço ela relatar os "problemas" da igreja.
    Sobre os "adventistas" penso que sao pessoas sinceras! minha propria mãe é um exemplo. Mas sei tb que todas as religioes, adventistas e nao-adventistas sao espacos de difusao de ideologias. Individuos se privando do direito primordial do ser humano que é a liberdade.
    Penso, que o problema nao sao os adventistas e sim a estrutura organizacional da igreja. Mas temos que lembrar que está garantido na CF 88 o direito à religiao conforme o artigo 5º, VI "ser inviolável a liberdade de consciência e de crença, assegurando o livre exercício dos cultos religiosos e garantindo, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e as suas liturgias". Portanto, todos sao livres para se deixarem enganar ou nao. Melhor, praticar suas crenças. Vivemos em uma democracia, cujo o Estado assegurou este direito.
    Teria muitas razoes para relatar aqui as injustiças da igreja Adventista mas nao faço pois ela não é a única. Senao, teríamos que fazer verdadeira "caça às bruxas" em todas as igrejas.
    Seria interessante vc expandir mais o seu blog e discussões. Como por exemplo, mudar o título do blog. ter uma temática mais ampla voltada para todos os ex.evangelicos e pq largaram suas crencas. Li quases todas as materias de vcs e se eu ainda estivesse na igreja diria: "somos mesmo o povo escolhido de Deus" "olha estao nos perseguindo" pois os escritos soam ocmo ataques aos ensinamentos etc..Vc poderia também publicar textos da sociologia, filosofia, que discutem religião, ideologias etc..com certeza seu blog ficaria mais interessante. Finalizando, tenho convicção do grande patrimonio da IASD nos dias atuais conquistado com a fidelidade dos seus membros. Se eu ainda estivesse na igreja com certeza nao aguentaria ver tantas injustiça. Eu lembro que quando tinha 18 anos tinha um sonho de estudar no UNASP mas minha familia era mt pobre e acabou que me graduei e fiz mestrado na Universidade pública. Tenho plano de saúde e sempre uso os servicos do hospital adventista. Enfim, grandes estruturas que nao sao compartilhadas com os unicos interessados, seus membros!

    Acho importante esse espaço para debates afinal, temos o direito a liberdade de expressao e manifestacao.

    desejo um mundo melhor para todos nós!
    Fernanda

    ResponderExcluir
  9. Fernanda, não duvido de sua sinceridade, mas para ser sincero, gostaria que a irmã fosse mais sincera ainda, e postasse a mesma coisa nos blogs adventistas, quando estes apontam os dedos para a igreja católica como a grande prostituta, e as demais igrejas como filhas dessa prostituta. Como você mesma disse, todos tem liberdade religiosa prescrito na constituição, logo, quando a igreja adventista aponta um dedo para as demais igrejas, tem cinco e dez apontados para ela. Se você acha que mostrar as heresias da igreja adventista é PERSEGUIÇÃO, mesmo que os membros de tal igreja estejam em casa assistindo televisão e comendo feito um porco, bem como, muitas vezes desfrutanto dos serviços dos profanadores do sábado, então colega, só posso dizer, sinto muito, mas estás enganada, pois os verdadeiros perseguidos, estão sendo torturados e mortos pela GRAÇA DE CRISTO em países islâmicos.

    De um anônimo, já identificado acima como ANÔNIMO. Entendeu?

    ResponderExcluir
  10. PREZADA FERNANDA:
    Não sou o editor do blog, e concordo em parte com seu comentário. Mas gostaria de deixar minha opinião sobre o que você falou em relação as suas sugestões de mudanças no blog. Não acho boa idéia ampliar a temática. Cada blog tem um foco; e um cenário. Se diversas e diversas pessoas, ex-evangélicos de todas denominações testemunharem, comentarem e debaterem aqui, viraria uma “salada” de crenças; onde, quem gostaria de analisar e acompanhar matérias e debates teria dificuldades, tamanha a diversidade de temas e casos abordados e não entenderia nada sobre um tópico da religião “A”, nem da “B”, nem da “C”... cada um entende e se identifica com a sua igreja ou ex-igreja. acho que cada blog ou site que segue essa linha, deve ter seu foco separado. Assim, se sou católico ou ex-católico, procurarei os sites e blogs que tratem dessa crença. Se quero trocar informações e experiências sobre a igreja luterana, irei aos sites e blogs que tratem do assunto e assim vai. Até porque, cada editor de seu blog, terá e dará preferência para os temas voltados para sua causa.

    O blog aqui; se chama Ex-adventistas; portanto, os temas serão voltados a análise, questionamentos e crítica ao adventismo. E este blog, nessas características, é raro. (outro muito bom é o Cristãos livres, do Irmão Francisco) Agora dê uma olhada, em quantos, quantos e quantos sites e blogs adventistas existem... quase todos passando com ênfase, os mesmos ensinamentos : só nós temos a verdade..., sábado..., única igreja verdadeira..., sábado..., cuidado com a grande prostituta..., olha a igreja filha da prostituta...., sábado..., lei de Deus, lei cerimonial, espírito de profecia, mensageira de Deus..., o anti-cristo é o papa..., Cristo ta voltando e você tem de decidir... olha a “verdade” do sábado... e por aí vai... tudo isso, muito regado de uma boa dose de orgulho, por parte de muitos. O Ex-adventistas.com, para mim, (e creio que para muitos outros EX-adventistas) é como um oásis no deserto do silêncio.

    E faço minhas, as palavras do anônimo; será que a sra Fernanda já disse o que disse aqui, lá em muitos sites e blogs adventistas ou só escreveu isso aqui? Com crédito em sua honestidade, a sra Fernanda já viu o que eles publicam lá não é? Então, usando as suas palavras, a sra já disse para os sites adventistas algo como: “Teria muitas razoes para relatar aqui as injustiças da igreja católica mas nao faço pois ela não é a única. Senão, teríamos que fazer verdadeira "caça às bruxas" em todas as igrejas, inclusive na adventista.” O que acha? A sra já fez isso? E eles publicaram?

    E sabe por que o conteúdo dos artigos lhe soam como um ataque? Porque isso é reflexo da “programação mental” que é feita na nossa mente. Sei do que fala, pois fui adventista(e orgulhoso) um bom tempo. Quando somos ASD, todo e qualquer questionamento que levante a mínima dúvida nos ensinamentos da doutrina, já nos soa como algo ruim e que deve ser evitado; mesmo sem nem mesmo nós termos analisado com calma e tirado a prova, nós repudiamos. Isso faz parte do “programa” implantado.

    Fique na Paz.

    Décio – um Aprendiz de Cristão.

    ResponderExcluir
  11. "Fernanda, não duvido de sua sinceridade, mas para ser sincero, gostaria que a irmã fosse mais sincera ainda, e postasse a mesma coisa nos blogs adventistas, quando estes apontam os dedos para a igreja católica como a grande prostituta, e as demais igrejas como filhas dessa prostituta. Como você mesma disse, todos tem liberdade religiosa prescrito na constituição, logo, quando a igreja adventista aponta um dedo para as demais igrejas, tem cinco e dez apontados para ela."

    Olá anônimo,
    Concordo com você, não gosto desse discurso! como disse antes, sou ex.adventista e imagine, convivo com uma família que é toda adventista e sempre ouço essas afirmativas. Mas tenho sempre o cuidado de explicar p minha mãe que religião é sempre religião........só muda as doutrinas e o nome do pastor.

    "Se você acha que mostrar as heresias da igreja adventista é PERSEGUIÇÃO, mesmo que os membros de tal igreja estejam em casa assistindo televisão e comendo feito um porco, bem como, muitas vezes desfrutanto dos serviços dos profanadores do sábado, então colega, só posso dizer, sinto muito, mas estás enganada, pois os verdadeiros perseguidos, estão sendo torturados e mortos pela GRAÇA DE CRISTO em países islâmicos."

    Acho que não me fiz entender... o site é destinado aos ex.adventistas então, todo o adventista que entrar precisa estar ciente das contra-argumentacoes, pois se saimos é pq nao compactuamos mais com as doutrinas. Se eu publicasse algo no site deles com certeza eles tentariam me fazer mudar de idéia ou convicção. Mas o que mais me assustou foram as ofensas praticadas pelos adventistas contra vcs. Penso que o blog deva ser uma arena de conflito de idéias, convicções e não uma arena de acusações. Sobre o que vc me perguntou acima falei que tudo pode soar “para eles” e não para mim, como perseguição. Espero ter sida clara. Qualquer dúvida é só postar!

    Saudações,
    Fernanda

    ResponderExcluir
  12. todos são livres para se deixar enganar ou não,palavras da Fernanda.Exatamente este é o motivo de existir o blog.ex-adventistas.com o qual ajuda as pessoas a olharem as doutrinas cristãs pela biblia e não pelas visões de E.G.W. auxiliando assim as pessoas a se livrarem de tal engano.Eu mesmo fui muito auxiliado pelos estudos aqui postados pois eles são claros e diretos sem rodeios .Por isso no meu entender o blog deve continuar na mesma direção que está seguindo,para ajudar a enxergar os erros da i.a.s.d.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com o Anônimo acima. Não sou adv e nem ex-adv, sou evangélica, mas gostei da profundidade com que foi tratado o assunto e me ajudou até na minha auto análise psicológica. Muito bom mesmo.Parabéns ao blog.

      Excluir
  13. olá Décio,

    Fiz apenas algumas sugestões e vcs nao precisam acatar. Sempre falo nas bancas de monografia dos meus alunos...sugestoes sao sugestoes vcs acatam se acharem necessário!
    Mas respondendo sua pergunta,
    ainda não postei nada nos blogs adventistas. Mas quem sabe...participo de vários blogs, quem sabe eles não deixam entrar em algum!

    saúde e paz!
    Fernanda

    ResponderExcluir
  14. Fernanda, sou o ANÔNIMO, primeiro quero lhe pedir desculpas pelo tom áspero de meu comentário acima. Quanto à parte que você diz: "Se eu publicasse algo no site deles com certeza eles tentariam me fazer mudar de idéia ou convicção". Olha, já tentei fazer isso, porém nem chegam a publicar nada, e posso até estar enganado, mas fazem isso com a maioria dos que tentam refutá-los. Digo refutá-los, quando eles dizem que quem não guarda lei e sábado estão errados.

    ResponderExcluir
  15. Boa Noite Fernanda;
    valeu por sua participação. obrigado por seu esclarescimento e por suas sugestões. como você disse, sugestões são sugestões...e são sempre válidas; também apenas dei a minha. e como eu disse antes, não sou o editor... vai que ele goste de uma idéia sua, não?

    quanto a postar nos sites adventistas... Boa sorte; dependendo do que você queria postar, vai precisar de muita.

    Deus a guarde.

    Décio - um Aprendiz de Cristão.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia a todos!

    O Dr.Lair Ribeiro, disse:"Prá acordar, uma gazela na mata, basta um raio de sol em seus olhos,mas para acordar uma pedra, tem que ser uma dinamite." Este é o caso do sr. Gilson, que não quer acordar! Embora, não seja o outro gilson( o medeiros) torna-se nulo como ele.

    ResponderExcluir
  17. vixi. No lugar do gilson eu cospia no chão e saia nadando

    ResponderExcluir
  18. Boa Imperador! Gostei muito da frase!

    ResponderExcluir
  19. Boa Imperador! Gostei muito da frase!

    ResponderExcluir
  20. HEHEHEHEHE, o gilson tá se municiando nos sites adventistas para voltar aqui. Uma pena que a munição lá é só festim, isto é, pura falácias.

    ResponderExcluir
  21. Uma boa tarde Editor...
    Meu nome é Luciana...sou adventista há 11 anos, mas mesmo assim gostei muito do seu blog, são temas importantes e de grande relevância para aqueles que querem encontrar a verdade. Sabe, de fato nunca acreditei muito nas "inspirações" de Ellen Whitte...e nem no emprego fiel dos dízimos e ofertas, por aqueles que de alguma forma detem o poder....
    Porem acredito que a minha parte, ninguem pode fazer por mim...não acredito cegamente na igreja, mas acredito que Deus se alegra com a reunião de seus filhos,quando estes se reunem em adoração ao seu Nome.
    Frequentei inumeras igrejas...e foi na Adventista q encontrei Deus...que encontrei explicação coerente às minhas dúvidas, foi nela que criei meus filhos...e ainda crio, mas não coloco a igreja acima de Deus ou da Sua palavra....sei que existe podridão, coisas q nunca ficaremos sabendo e se ficassemos, nossos cabelos cairiam de nossas cabeças tamanho o assombro que isso nos causaria....mas quem vai julgar todas as coisas é Jesus...e como Ele mesmo diz..."nenhuma obra ficara escondida." e eu confio nisso, por isso não me preocupo, o julgamento e o cumprimento da sentença pertencem à Deus.
    No mais te parabenizo pela excelente leitura e a clareza com que expõe seu ponto de vista.
    Um grande abraço
    Luciana.

    ResponderExcluir
  22. Dona Luciana,

    Que contradição! a senhora escreveu: "não acredito cegamente na igreja (IASD)" e logo depois lançou esta pérola: "e foi na Adventista q encontrei Deus...que encontrei EXPLICAÇÃO COERENTE às minhas dúvidas".

    O nome disso é PROSELITISMO da pior espécie, disfarçado com tom de educação.

    Este blog foi criado por pessoas que estiveram na igreja que a senhora encontrou a "verdade" e elas saíram de lá por terem sido enganadas durante décadas e só conseguiram sair dessa seita infernal, diabólica, porque passaram a ler a Bíblia com a ajuda de Deus e sem as lentes de Ellen White.

    ResponderExcluir
  23. Corrigindo, foi criado por pessoas que "encontraram a verdade" enquanto fora da igreja adventista mas que conheceram a mentira quando dentro da igreja, mas com um pequeno diferencial. Os criadores do blog ousaram meter a boca no trombone contra as falácias

    ResponderExcluir
  24. Senhor Anônimo....
    não vejo nenhuma pérola nisso....e como disse, não acredito cegamente msm....mas não vi em outro lugar explicação mais coerente às minhas indagações do que nesta igreja...sei que o erro existe e não uso "as lentes" da senhora Whitte pra pautar minhas crenças....leio a bíblia, mais que isso...estudo e não procuro explicações às minhas dúvidas nos livros da sr. Whitte...
    E proselito é o senhor, que usa ofensas e mal-criações, como uma criança mimada, para provar que aquilo em que acredita é o certo.
    Eu expus um ponto de vista...estou no meu direito e mesmo não concordando com ele, o senhor deveria respeitá-lo e não usar ofenças e piadinhas para se opor.
    Luciana

    ResponderExcluir
  25. Para Luciana

    Luciana ja que a senhora disse:

    " Sabe, de fato nunca acreditei muito nas "inspirações" de Ellen Whitte"

    "estudo e não procuro explicações às minhas dúvidas nos livros da sr. Whitte."

    Responda Como que a senhora se batisou na iasd: ja que para se batisar tem que professar uma coisa muito preciosa Na vida do ser humano A (Fé). Gostaria de saber por que o deus da iasd costuma mudar de pensamento muito rapido.

    para Luciana

    ResponderExcluir
  26. Sr. editor,não mude a temática do blog. As pessoas que vem com este tipo de proposta, tem apenas um objetivo, tirar o foco do adventismo,pra pulveriza as denuncias e desmando entre as religiões, para que as coisas pareçam normais. Sem contar que dentre os piores dogmas, o pior é a do adventismo,pelas mentiras e arrogâncias de seus líderes e membros, sei disso, pois passei mais de 20 anos neste meio! Eles tem que saber, que aqui é assim: "A banana comer o macaco."

    ResponderExcluir
  27. senhor Anonimo....
    não misture as coisas.... minha fé em Deus, não depende da igreja adventista....antes de conhecer a igreja eu já acreditava em Deus, e nos estudos que eu fiz jamais colocaram os escritos de Ellen Whitte em pé de igualdade com a biblia....sempre me foi dito que eram conselhos....ora, se são conselhos eu os aceito se quiser....e acho realmente q existem conselhos muito bons...que não servem somente para os adventistas....olha só o vegeterianismo....astros de Hollywood são adeptos....pq será?...se fizesse mal para saude não teria porque...eu particularmente não ~sou vegetariana....e nunca me foi imposto isso como condição para a salvação, assim como a salvação nãoé condicionada a aceitar Ellen Whitte como "Espirito de Profecia".
    Agora...do fundo do meu coração, creio que o sabado foi separado por Deus...como um dia especial....e é assim que eu e minha familia o tratamos...trabalho durante a semana e o sabado é um bálsamo para mim....um dia onde eu posso dedicar minha total atenção a Deus....já que no domingo, apesar de não trabalhar fora, me ocupo com os afazers domesticos, não acho q guardar o sabado seja um fardo ou uma maldição...porem não sou tão arrogante a ponto de acreditar q só quem guarda o sabado será salvo....Deus irá julgar cada um conforme Sua ciencia e justiça.
    O fanatismo é prejudicial e condenável...mas a fé não é algo questionável....minha fé é essa...a sua é diferente....assim como tem gente q acredita na Evolução de Darwin e os que acreditam na Criação de Deus....acho os debates sempre proveitosos, mas desde que sejam respeitosos e educados....
    Luciana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe-me Luciana, estava lendo suas mensagens mas agora não posso deixar de responder o fato de a sra dizer que guardar o sábado não é um fardo, etc etc. Acontece que isto já é uma rebeldia contra o próprio Jesus que disse aos fariseus: EU SOU O SENHOR DO SÁBADO!.Então ignoramos este msg de Jesus e ficamos com a da Ellen?????Não entendi...

      Excluir
  28. "... que eu fiz jamais colocaram os escritos de Ellen Whitte em pé de igualdade com a biblia....sempre me foi dito que eram conselhos....ora, se são conselhos eu os aceito se quiser....'

    A senhora está completamente equivocada!

    Não vou entrar no mérito, mas basta ler o que a igreja adventista escreve em sua literatura para descobrir que o que a senhora está afirmando não é um fato!

    Embora possam ter dito que são apenas conselhos,a Igreja Adventista NÃO ENSINA EM SUA LITERATURA que os escritos de ellem white são apenas conselhos!

    ResponderExcluir
  29. Resposta para a Senhora Luciana.

    Estimada irmã em Cristo; seja bem vinda ao Blog; obrigado pela participação.

    Agradecemos também os elogios. São palavras como estas que nos motivam a trabalhar duro para ajudar os milhares de pequeninos irmãos espalhados pelo mundo.

    Com relação ao seu comentário, vamos por partes:

    "Freqüentei inúmeras igrejas...e foi na Adventista q encontrei Deus...”

    Respeitando vosso ponto de vista e, de modo algum querendo ser rude ou ofende-la; não é possível concordar com essa afirmação.

    Sim; amada irmã em Cristo; Deus está em todos os lugares! Ele não precisa de “licença” para entrar em lugar algum! Ele trabalha em “múltiplas frentes” e em várias igrejas; para poder resgatar os homens; assim sendo, a irmã “passou por ele” inúmeras vezes; apenas não conseguiu vê-lo.

    A forma com que a irmã se expressou; soa ofensiva às demais igrejas e mesmo sem querer; desmerece o próprio Deus...

    Não que a irmã tenha tido intenção de fazê-lo; porém essa frase soa como proselitismo barato nos ouvidos de alguns irmãos ex-adventistas do Blog.

    Mais uma vez, não se ofenda querida irmã em Cristo.

    Você segue dizendo:

    ” ...sei que existe podridão”

    Sim minha irmã; quando sabemos detalhes de um crime e não denunciamos; somos enquadrados como cúmplices do fato...

    Veja minha irmã Apocalipse 18:4

    E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, PARA QUE NÃO SEJAS PARTICIPANTE dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas.

    Outras versões falam:

    para que não sejas CÚMPLICE dos seus pecados...

    Exatamente isso minha querida irmã! Quando sabemos que um estabelecimento comercial está vendendo produtos resultantes de atos ilícitos; e mesmo assim continuamos “fazendo de conta” que nada está acontecendo e continuamos a participar normalmente do referido lugar...

    Estamos sendo CÚMPLICES dos atos ali praticados. Perdoe-me se as palavras são pesadas; mas é a mais pura realidade!

    Deus nunca quis nenhum profeta de braços cruzados; conformado com mazelas de Israel; mas denunciando, clamando, gritando em alta voz os erros! Em nenhuma hipótese, participando das cerimônias como se nada estivesse acontecendo!

    Minha querida irmã; como a atual situação de imundície desta igreja irá mudar; se todos “não se importarem” e continuarem fingindo que nada está acontecendo?

    Respeito seu ponto de vista; porém peço humildemente que reveja vossos conceitos.

    A irmã finaliza dizendo:

    “...mas quem vai julgar todas as coisas é Jesus.

    Concordo com a senhora; porém isso não é motivo nos calarmos diante do erro...

    Se os discípulos de Jesus Cristo pensassem assim o evangelho não tinha chegado até nós.

    Novamente, obrigado pelas palavras. Reforço o pedido para que a irmã não se ofenda; porém se isso ocorreu já adianto um humilde pedido de perdão; pois não era esse o objetivo do diálogo.

    Um grande e forte abraço

    Fique na bendita paz do nosso Pai eterno

    E que o Altíssimo seja louvado pela luz que nos tem dado

    O Editor

    ResponderExcluir
  30. Entendi o ponto de vista de vocês...e é realmente lamentável q isso aconteça...a realidade é uma só...onde existe dinheiro envolvido, dificilmente não haverá corrupção...
    è assim na igreja, é assim na política...é assim na policia....até nas questões familiares(partilha de bens)existe corrupção e gente querendo tirar vantagem.
    Mas gostaria de expor algumas opiniões:
    1° Acredito que é da vontade de Deus que doemos para a sua causa;
    2° Nos tempos bíblicos as pessoas davam o dizimo do que elas possuíam...se era gado, era dado em gado...se era milho...era dado em milho...se era azeite...era dado em azeite...hj em dia eu não planto nada e nem crio nada....natural q meu dizimo seja dado em dinheiro;
    3° Entendo que para a manutenção do templo...é necessário que coisas sejam pagas com dinheiro...na companhia de água não aceitam galinhas como pagamento pela conta de água....muito menos na companhia de luz....e material de construção, de pintura, nada disso pode ser comprado com grãos;
    3° Os salários dos obreiros, pastores, e todos que trabalham na obra é pago com os dízimos e eu não vejo problemas nisso, o problema esta em usar para outros fins esse dinheiro.....o que sei q algumas vezes acontece, e certamente não será passado por alto por Deus no dia da volta de Jesus.
    4° Conheço vários projetos em minha cidade e arredores onde o dinheiro foi usado para comprar terrenos e construir igrejas.
    5° Meus filhos foram beneficiados com bolsas da escola adventista, ainda no ensino fundamental....
    6° Inumeros jovens de minha igreja cursaram faculdade tb com bolsas de estudo fornecidas pelas universidades adventistas.
    7°É possivel acompanhar diversos projetos missionários que saõ realizados pela igreja através de sites e ao vivo...como testemunhou uma amiga minha q foi voluntaria nas Ilhas Galápagos.
    8° Pessoas de má fé...sempre existiram e vão continuar existindo até q Jesus volte...se pensarmos por este lado....não deveriamos mais pagar impostos já q estes só servem para o enriquecimento dos politicos, que descaradamente roubam e nada fazem pelo povo.
    Não estou aqui justificando as falcatruas e os desmandos do alto escalão da IASD, mas não compete a mim julgar e condenar as pessoas que fazem o que é errado....não sei se são a maioria ou a minoria....mas sei que com certeza existem pessoas q não foram corrompidas pelo dinheiro.
    eeu tenho a bendita esperança de um dia ver toda essa podridão acabar.

    ResponderExcluir
  31. Ao irmão acima:

    Mas para você ver essa PODRIDÃO acabar, o irmão tem que agir, pois concordo com o editor ao dizer que quem não denuncia, se torna CÚMPLICE. Outra coisa, o DÍZIMO como toda lei judaica, foram cravadas na cruz com Cristo, hoje no contexto cristão, devemos fazer conforme Paulo disse, isto é, contribuir conforme a medida de nosso coração, pois tudo é por AMOR. Veja o que Paulo fala quando soube de um erro dentro da igreja, conforme I Coríntios 5:
    1 Geralmente se ouve que há entre vós imoralidade, imoralidade que nem mesmo entre os gentios se vê, a ponto de haver quem vive com a mulher de seu pai.
    2 E vós estais inchados? e nem ao menos pranteastes para que fosse tirado do vosso meio quem praticou esse mal?

    Viu acima? Paulo não compactuou com o mal, mas repreendeu severamente. Irmão, a igreja tem que ser santa, se existe podridão e roubalheira sem que ninguém varra e limpe, então são todos cúmplices, vivendo em um chiqueiro, não na casa de Deus. Sinto muito e sem querer ofender, mas é o que penso.

    ResponderExcluir
  32. Assino embaixo das palavras do comentarista acima.

    Paulo Cezar

    ResponderExcluir
  33. Ai de nós se Paulo tivesse falado na carta como o irmão disse, tipo I Corintios 5: 1 Geralmente se ouve que há entre vós imoralidade, imoralidade que nem mesmo entre os gentios se vê, a ponto de haver quem vive com a mulher de seu pai.

    Depois disso acima, Paulo escrevesse: Irmãos, não compete a mim julgá-lo e nem a vocês, deixem como está, pois Deus vai julgá-lo, isso compete a Ele.

    Depois disso será que ainda existiria igreja hoje?

    É por isso que diz, os tímidos não herdarão o reino dos céus, pois falta coragem e zelo pelas obras de Deus.

    ResponderExcluir
  34. É meus amigos os adventistas só vem aqui NO SITE chingar das 6 horas de sabado ate as 5 horas de sexta feira,podem esperar que eles vem aqui mandar todo mundo para o inferno,isso me faz lembrar de uma adventista muito apaixonada pela Multinacional norte americana(iasd)

    Meg Star disse:

    falem mais, falem mais , cada vez mais!!!
    satanás deve está tão feliz de ter mais seguidores que contestam a bíblia que aqueles que se dizem ser seus seguidores satanicos.

    é um ótimo favor oq vcs fazem e nos atacar, afinal de contas vcs precisam de alguem pra encher o saco.

    espero vê-los no grande dia da prestação de contas e vc, angel pras, tenha certeza que seu prêmio já está separado, e está escrito na biblia, veja que legal...

    o lago de fogo de enchofre preparado para o diado e seus anjos, no caso vc. veja como o diabo nao esqueçe dos seus seguidores, vc terá um lindo banho refrescante com o diabo.

    e por favor, ponha mais coisas sobre nós, o povo escolhido, raça eleita. é chato ficar de fora da festa mesmo, e já que vcs são a galerinha que vai queimar no lago. um bye bye!!!


    É UMA ANJINHA(So no sabath)pura realidade da grande maioria dos adventistas................



    Falar dos assuntos das postagem que é bom NADA só ficam com bla bla bla tentando desviar o foco das postagems.como temos visto no "sabado" adventista Vira santo,mas depois que passa o santo e deleitoso, ô bacanal é liberado

    Quase cai Na farra adventista.

    ResponderExcluir
  35. Se você fala que ele está feliz eu acredito pois você certamente deve o conhecer para falar com tanta certeza que ele esta feliz não é mesmo? Você aponta um dedo para um pecador como você e outros três apontam para você nesse mesmo instante. Quanto a apontarmos os dedos para a seita adventista, essa seita vulgar(mas que tem algumas pessoas honestas e que querem de fato estar com Deus)não estamos apontando o dedo para um pecador como nós mas sim para aqueles que ensinam os homens a pecar proferindo julgamentos sem sentido e sem sustentação bíblica para com os outros. Ah e a propósito! Mega Star= Mega Estrela. Lembre-se que Lucifer era a estrela da manhã. Gostou dessa imbecil?

    ResponderExcluir
  36. OPA DESCULPE AMIGO! NÃO HAVIA PERCEBIDO QUE O COMENTÁRIO INFELIZ E ANTI-CRISTÃO NÃO ERA SEU! HEHEHEHEHEHE Mas em todo o caso serve de idéia para descer a ripa nessa figura que se acha capaz de ler os pensamentos do maligno. Como pode falar que o capeta ta contente? Ela conhece o capeta? Nem a pau juvenau. Mais uma vez perdão e não me leve a mal.

    ResponderExcluir
  37. Para Amigo Anonimo acima

    Meg star é uma Adventista que Postou esse comentario condenando agente,como faz a grande maioria dos adventistas,Nao precisa dizer mas nada basta ler os comentários dos "Santos advs",que vem aqui despejar a ira ADVENTISTA sobre os que Nao aceitam viver Na farra adventista...

    esse comentario pode se ver nesta postagem

    http://exadventistas.blogspot.com/2010/06/os-adventistas-e-guarda-light-do-sabado.html


    Meg Star disse:

    falem mais, falem mais , cada vez mais!!!
    satanás deve está tão feliz de ter mais seguidores que contestam a bíblia que aqueles que se dizem ser seus seguidores satanicos.

    é um ótimo favor oq vcs fazem e nos atacar, afinal de contas vcs precisam de alguem pra encher o saco.

    espero vê-los no grande dia da prestação de contas e vc, angel pras, tenha certeza que seu prêmio já está separado, e está escrito na biblia, veja que legal...

    o lago de fogo de enchofre preparado para o diado e seus anjos, no caso vc. veja como o diabo nao esqueçe dos seus seguidores, vc terá um lindo banho refrescante com o diabo.

    e por favor, ponha mais coisas sobre nós, o povo escolhido, raça eleita. é chato ficar de fora da festa mesmo, e já que vcs são a galerinha que vai queimar no lago. um bye bye!!!


    Quase cai Na farra adventista
    perduado hehehehe

    ResponderExcluir
  38. Quando vocês afirmavam que somente os adventistas eram donos da verdade, que eles acham que são a única igreja verdadeira e que somente eles seriam salvos eu pensei que fosse exagero da parte de vocês até que passei a investigar por conta própria. Passei a entrar em chats adventistas para teclar com os mesmos e cheguei a conclusão de que a coisa é muito mais grave do que imaginava. E olhe que quando estava tentando estudar a bíblia para ter algum entendimento a respeito da mesma me indicaram até que procurasse a igreja e como parte desse processo investigativo eu fui mesmo a convite de um vizinho amigo da família que é adventista. Passei um tempo por lá estudando e constatei que não havia exagero algum do que era escrito aqui. E ainda me deram aquele velho ultimato quando disse que estava deixando a igreja e os estudos: “Olhe, agora você já sabe a verdade...” e ainda proferiram a sentença de que: “Você não vai ser salvo...” . Só não sei quem deu essa autoridade a eles para determinar quem vai ser salvo ou não.
    Umas das coisas mais graves que achei é eles afirmarem que crêem em Ellen White que também achava que fosse mentira da parte de vocês e isso foi um dos fatores determinantes para que não desse mais prosseguimento aos estudos bíblicos com eles. Diziam que era bom que eu tivesse os livros dela em casa para complementar os estudos bíblicos mas eu era sempre taxativo em dizer que eu estava lá para estudar a bíblia somente e não livros humanos.

    CONTINUA...

    ResponderExcluir
  39. Eu questionava muito e eles não gostam de gente assim. Se alguém que não seja adventista quiser constatar e achar que estou exagerando entre um um chat adventista no uol e diga que quer teclar com algum adventista e pergunte: -Você crer em Ellen White? A resposta, lógico, vai ser Sim. O fato de achar que o sábado salva também foi outro fator determinante para que não contuasse estudando com eles pois me proporam até que solicitasse junto a empresa que trabalho para que saísse mais cedo as sextas-feiras o que para mim e para a empresa era impossível. Ou seja, até sair após o pôr do sol do trabalho as sextas-feiras determina a salvação de alguém na visão deles. E ainda foram mais longe: Se não conseguir negociar peça demissão que Deus ajudará você a conseguir outro emprego. Ou seja, eu aos 40 anos de idade, com quase 20 de empresa, pedir demissão porque a igreja adventista quer. Para mim não tinha a mínima lógica isso por mais que eles tentassem justificar dizendo que eu estava desobedecendo a Deus por trabalhar aos sábados. E olhe que nem era especificamente no sábado e sim pelo fato de sair do trabalho as 22hs na sexta feira (após o pôr do sol) pois esse é o horário que saio pois não trabalho sábados e domingos.

    ResponderExcluir
  40. CONTINUA...

    Em fim, eu não concordava com a doutrina adventista e sair. Aliás eu nem cheguei de fato a ser adventista, apenas estudei alguns meses aos sábados lá com eles na igreja e optei, até mesmo porque o meu racional não permitiu, não me tornar um adventista.
    Esta é a minha história.
    Parabéns pelo blog. Algumas vezes esse meu vizinho adventista passou por aqui e chegava a ficar indignado com as postagens que ele encontrava aqui. Dizia que não era bom eu ter acesso a esse tipo de site, que era coisa do diabo, etc. etc. Lamento apenas o fato dele acreditar cegamente em tudo o que a igreja adventista prega e ensina pois ele é um bom rapaz e por muita insistência da minha parte ainda continuamos sendo amigos embora ele mantenha certa distância coisa que também achava que fosse mentira que eles mexem tanto na mente das pessoas que fazem com que elas se afastem de quem não seja adventista para não “se misturar”. Se julgam melhores e mais especiais que as outras pessoas. Lamentável. Eles deveriam comprar uma cidade e se isolar do mundo já que eles são assim tão importantes e pelo fato de “Deus só estar ao lado deles”. Foi graças a própria igreja e devido as coisas que vi lá que resolvi sair e não influeciado por ninguém pois não sou de me deixar influenciar tão facilmente.

    Se possível publique o meu relato.

    Muito Obrigado,

    José Augusto Matos

    ResponderExcluir
  41. "Eles deveriam comprar uma cidade e se isolar do mundo"

    Bom comentário! Acho que as recoltas absurdas(dizimo sobre dizimo), as mensalidades caras das suas escolas, o precinho salgado dos livros da Empresa/igreja, o valor exorbitante das consultas nos seus hospitais, e o dinheiro arrecadado com a venda de alimentos "adventistamente corretos" sejam exatamente para isso, COMPRAR UMA CIDADE PARA SE ISOLAR DOS DEMAIS SERVOS DE DEUS, aqueles que eles afoitamente chamam de filhos da meretriz.

    Novo aprendiz de Cristão descendo a ripa na seita.

    ResponderExcluir
  42. MISERICÓRDIA SENHOR

    Como podem existir pessoas tão insanas como esse Gilson acima? Um décimo do conteúdo desse artigo seria o suficiente para provar que Ellen White era louca, interessada em chocar as pessoas de sua época e conseguir dinheiro. Qual parte do artigo não ficou clara para ele? Como pode alguém ler algo tão esclarecedor e ainda afirmar que Deus é adventistas? Parabéns ao editor.É de suma importância que vocês continuem escancarando as mentiras e loucuras dessa mulher sem escrúpulos que interessada na venda no dinheiro proviniente da venda de seus livros e dos dizimos posteriormente, jamais pensou no mal que causaria a saúde das pessoas ensinando sobre saúde e alimentação sem ter a mínima noção do que falava. Será que o Gilson e outros ASD naõ percebem que ela era uma doente vítima de sua própria dieta que ensinava sobre uma almejada saúde que ela jmais teve.Isso os ASD realmente se igualam a ela estão sempre dispostos a dar conselhos e ditar regras e certezas sobre o que jamais experimentaram. Um exmplo disso é a saúde, continuam ensinando que carne faz mal a saúde, café é veneno e eles são todos doentes, são expert em todas as áres da vida humana mas jamais usam os conselhos para eles mesmos. Que absurdo quanta imbecilidade meu Deus!

    ResponderExcluir
  43. Eu me solidarizo aqui com as pessoas que, como eu, foi tratado feito moleque pelos blogs adventistas. vejam so o motivo de minha indignação:vc passa horas formulando um comentario e... beleza! ta lá sua ideia postada. Depois, misteriosamente alguns são deletados sem ao menos justificativa. por causa dessa pouca vergonha, comecei salvar meus posts e agora pretendo publicar aqui. Sugiro que façam o mesmo. ATENÇÃO: primeiro é preciso postar, depois salvar post com data, hora e a frase: "aguardando moderação". Se for deletado e não houver justificativa, denuncie. Sugiro ao editor um link especifico so pra esse fim. E aí, meu amigo, volte a comentar a vontade nos blogs adventistas com a certeza de que se não publicarem lá, será aqui com certeza! Inclusive, ja disse isso em um de meus posts no blog "na mira da verdade"e agora é hora de cumprir o que disse. Aguardem! No amor de Cristo Jesus, Elivan.

    ResponderExcluir
  44. Concordo plenamente com o irmão acima, pois grande parte dos sites adventistas só publicam o que lhe INTERESSAM, haja vista que já "TENTEI" postar algumas vezes, porém não aparece, embora diga a mensagem que foi salvo e que passará pela moderação. Já disse uma vez, se REALMENTE ESTÃO COM A VERDADE, então porque o MEDO de publicar? Ora, não seria mais fácil refutar? Parece que não, não têem argumentos contra a verdade bíblica.

    PVH.

    ResponderExcluir
  45. Alguém sabe me indicar livros bons sobre apocalipse e daniel? Ou algum link para que possa pesquisar e estudar? Sei que estou fora do foco desse artigo, porém agradeço quem me responder.

    ResponderExcluir
  46. Amigo anônimo um bom livro para você estudar sobre Daneiel e apocalipse é a Biblia e nada mais. Tomar outra "luz menor" como dizem nossos queridos amigos adventistas é meio caminho andado para cair na fisga adventista ok? É complicada a linguagem? Mas com certeza, apenas tenha em mente que a bíblia por si mesma se explica, mas como assim? Simples, cada livro se auto acresce de algum outro livro DENTRO DA BÍBLIA!!! No sentido de dar significado a termos como estrelas, cauda, mulher e outros. Apenas para exemplificar. Os adventistas citam o livro de apocalipse para se colocarem como igreja legítma. Eles citam essa passagem. "E irou-se o dragão, a antiga serpente que é satanás, e foi fazer guerra com a mulher e sua descendência". Aqui a mulher que os adventistas tanto querem que seja a igreja cristã(adventista do sétimo dia) é Israel!!! ISRAEL!!! Quem foi que deixou decendentes por todos os cantos do mundo? Quem foi perseguido entre 1938 e 1945 ao ponto de quase ser extinto senão o povo judeu? Por isso te falo. Quer entender da palavra de Deus? Leia a palavra de Deus com a ajuda de um professor, o Espírito Santo. Esse sim auxilia! O resto são lobos em pele de cordeiro.

    N.A.C.

    ResponderExcluir
  47. Amigo anônimo o que o N.A.C disse é pura perca de tempo como você vai conseguir explicar o livro de apocalipse e danil se até mesmo daniel ficou doente porque não entendia o que estava escrevendo.

    RJ

    ResponderExcluir
  48. As escrituras interpretam as escrituras e com o apocalipse não é diferente. AS RESPOSTAS ESTÃO NAS ESCRITURAS!!!!

    Pequeno exemplo:

    Ezequiel: E do meio dela saía a semelhança de quatro seres viventes. E esta era a sua aparência: tinham a semelhança de homem. Ez 1:5.

    E a semelhança dos seus rostos era como o rosto de homem; e do lado direito todos os quatro tinham rosto de leão, e do lado esquerdo todos os quatro tinham rosto de boi; e também tinham rosto de águia todos os quatro. Ez 1:10.

    Apocalipse: E havia diante do trono como que um mar de vidro, semelhante ao cristal. E no meio do trono, e ao redor do trono, quatro animais cheios de olhos, por diante e por detrás.

    E o primeiro animal era semelhante a um leão, e o segundo animal semelhante a um bezerro, e tinha o terceiro animal o rosto como de homem, e o quarto animal era semelhante a uma águia voando. Ap 4:6-7.

    Ezequiel: Então vi, e eis que uma mão se estendia para mim, e eis que nela havia um rolo de livro.
    E estendeu-o diante de mim, e ele estava escrito por dentro e por fora; e nele estavam escritas lamentações, e suspiros e ais. Ez 2:9-10

    Apocalipse: E vi na destra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, selado com sete selos. Ap 5:1

    Ezequiel: Depois me disse: Filho do homem, come o que achares; come este rolo, e vai, fala à casa de Israel.
    Então abri a minha boca, e me deu a comer o rolo.
    E disse-me: Filho do homem, dá de comer ao teu ventre, e enche as tuas entranhas deste rolo que eu te dou. Então o comi, e era na minha boca doce como o mel. Ez 3:1-3

    Apocalipse: E fui ao anjo, dizendo-lhe: Dá-me o livrinho. E ele disse-me: Toma-o, e come-o, e ele fará amargo o teu ventre, mas na tua boca será doce como mel.
    E tomei o livrinho da mão do anjo, e comi-o; e na minha boca era doce como mel; e, havendo-o comido, o meu ventre ficou amargo. Ap 10:9-10.

    Apocalipse : E deu à luz um filho homem que há de reger todas as nações com VARA DE FERRO; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono. Apocalipse 12:5

    Salmos: Proclamarei o decreto: o SENHOR me disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei.
    Pede-me, e eu te darei os gentios por herança, e os fins da terra por tua possessão.
    Tu os esmigalharás com uma VARA DE FERRO; tu os despedaçarás como a um vaso de oleiro. Salmo 2:7-9.

    Apocalipse: E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.
    E eu pus-me sobre a AREIA DO MAR. Apocalipse 12:17-18

    Isaías: Os restantes se converterão ao Deus forte, sim, os restantes de Jacó.
    Porque ainda que o teu povo, ó Israel, seja como a AREIA DO MAR, só um remanescente dele se converterá; uma destruição está determinada, transbordando em justiça.
    Isaías 10:21,22

    Não busquem respostas fora das escrituras.

    ResponderExcluir
  49. Concordo felipe,As escrituras interpretam as escrituras .

    mas infelizmente tem igrejas que usam uma tal de luz menor para plantar coisas que nela não existe.

    ResponderExcluir
  50. Pois é, a interpretação do apocalipse adventista é um absurdo e o pior de tudo é que tem gente que acredita nessa doutrina mirabolante.

    ResponderExcluir
  51. Irmãos na graça,

    Sou médica , desde cedo interessada em psiquiatria e adventista do sétimo dia, e deste nome jamais me envergonharei.

    Só tenho uma consideração a fazer, e depois uma pergunta.

    Todo profeta é um ser separado por Deus. A mente se comporta de maneira diferente por estar em contato com o grande conflito muito diretamente. Eles sofrem uma carga que qualquer um de nós talvez não suportássemos, haja vista a animosidade que geralmente toma conta destes fóruns. São homens e mulheres que tem que usar também de seus erros e fraquezas para ensinar o povo, pois se fossem santos seriam equivalentes a Cristo, o que desmerece a graça. Assim, Deus modula as imperfeições dos profetas para também chamar as gerações a conversão. Veja o caso de JOnas que poderia ter fobia social, ou sindrome de stress pós traumático, mas mesmo assim pode ter sido um fóbico usado por DEus. E Eliseu que pode ter sido um ansioso narcísico por ter se indgnado por ser chamado de calvo?

    Assim sendo, os textos, parcialmente escolhidos para tentar corroborar a ideia do autor, demonstram que Ellen, foi sim, uma mulher ansiosa, que reprimiu impusos carnais, como Paulo mesmo o confessa, em face de um bem maior, que eraa cora que buscava.

    Todos estamos atrás de nossa coroa. Os que errarem concientemente, pretarão contas com DEus. NÃO JULGO se são os espíritas, ex-adventistas, ateus. Apenas sinto no meu coração uma profunda paz quando vejo que Ellen ainda me ajuda quase 200 anos depois.

    Vivo em paz, mesmo sabendo que alguns vão se perder. Assim o está escrito. Porque tanto rancor com os adventistas se vamos nos perder? Espero, realmente, que voces estejam no rumo certo da salvação, e eu, genuinamente enganada. Mas quanto mais leio, mais certeza tenho de minha salvação

    Paz em Crsto, confiantes na graça!

    ResponderExcluir
  52. Resposta dirigida à ilustre irmã Médica anônima acima:

    Seja bem vinda ao Blog; obrigado pela participação.

    Com relação ao vosso comentário; vamos por partes; primeiro a Srª diz:

    ” Todo profeta é um ser separado por Deus.”

    Inclusive eram pessoas exemplares; que dedicavam toda a sua vida ao chamado que lhes foi dado. Todas as suas ações apontavam para o sobrenatural. O “carimbo” do Criador era visível nitidamente.

    Diferentemente de alguns falsos profetas; que nada mais faziam, senão dar vazão aos seus distúrbios comportamentais.


    ” A mente se comporta de maneira diferente por estar em contato com o grande conflito muito diretamente...”

    Propaganda subliminar... Independente disso; os verdadeiros profetas de Deus tinham uma assinatura única, que lhes conferia legitimidade em todos os seus atos; quer fossem comuns, quer fossem diferentes do que é considerado normal. Veja por exemplo o Profeta Isaías (Is 20:2) que andou nu por ordem divina. O Objetivo era claro: Apontar o pecado do Povo de Israel, e isso acompanhado de manifestações sobrenaturais.

    Agora; que tipo de “assinatura” encontramos nos escritos de auto intitulados “mensageiros de Deus”; quando os mesmos afirmaram que a cor da pele coloca as pessoas em “desvantagem” diante das outras?

    Que tipo de “assinatura” encontramos quando nos deparamos com “profecias” sobre masturbação causando tuberculose?

    Que tipo de “assinatura” encontramos quando lemos que queijo, leite e ovos são alimentos venenosos?

    Que tipo de “assinatura” encontramos quando lemos que devemos deixar os filhos sem comer três dias?


    ” Eles sofrem uma carga que qualquer um de nós talvez não suportássemos, haja vista a animosidade que geralmente toma conta destes fóruns.”

    Lamento discordar com a irmã: Deus pode suscitar profetas das pedras (Mat 3:9) Ele lançou mão de um animal irracional para repreender um falso profeta; que, aliás, foi mais um que VENDEU, o seu dom; não é mesmo querida irmã? Você conhece mais algum “profeta” que enriqueceu a si mesmo e toda a sua família até a quinta geração? Enriqueceu vendendo o dom que Jesus disse que fosse dado de graça; pois de graça foi recebido?

    Mateus 10:8

    “ Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça daí.”

    Você prossegue dizendo:

    “ ...haja vista a animosidade que geralmente toma conta destes fóruns.”

    Já ouviu falar que “toda a unanimidade é burra”? É na diversidade de pensamentos que podemos encontrar denominadores comuns! Diferentemente de certas “igrejas verdadeiras” onde a direção aponta para o buraco e todos caminham para lá; o que se faz aqui é encontrar a “formula” comum que traz felicidade a todos.

    A “animosidade”; se é que existe realmente; pode ser provocada por pessoas que insistem que todos estão errados e somente elas estão com a “verdade”; não é mesmo querida irmã? Conhece alguém assim?

    Você prossegue:

    Continua...

    ResponderExcluir
  53. “homens e mulheres que tem que usar também de seus erros e fraquezas para ensinar o povo,”

    Não basta falar apenas irmã; mostre exemplos de Profetas verdadeiros que utilizaram a forma errada para ensinar a certa. Seria essa afirmação uma tentativa desesperada para proteger vossa “profetisa”? Respeito vosso ponto de vista; mas há de convir que vossa alegação carece de subsídios; principalmente no que diz respeito a isso aqui:

    “ Ellen White condena transferir Propriedades e bens Para os Filhos
    "Foi-me mostrado que alguns filhos que professam crer na verdade, influenciam, indiretamente, o pai a guardar seus bens para os filhos em vez de os empregar na causa de Deus enquanto vive. Os que assim têm influenciado o pai a transferir para eles a sua mordomia, mal sabem o que estão fazendo. Estão amontoando sobre si mesmos dupla responsabilidade, a de influenciar a mente do pai de tal modo que ele não cumpra o propósito de Deus na distribuição dos meios que por Ele lhe foram confiados para serem usados para Sua glória, e a responsabilidade adicional de se tornarem despenseiros dos meios que deveriam ter sido dados pelo pai aos banqueiros, para que o Mestre pudesse receber com juros o que Lhe pertencia." - Conselhos Sobre Mordomia, págs. 331 e 332. --- Ellen White


    Agora veja isso aqui:

    Testamento de EGW –

    ” Eu, Ellen G. White (viúva), domiciliada em Sanitarium, Condado de Napa, Califórnia, com a idade de oitenta e quatro (84) anos e estando nesta data no pleno uso das faculdades mentais e não agindo sob coação, ameaça, fraude ou indevida influência de toda e qualquer espécie, redijo, publico e declaro esta minha última vontade e testamento, na maneira como segue, a saber:

    ” Pelo presente instrumento, faço doação e legado a meu filho James Edson White, domiciliado atualmente em Marshall, Michigan, a quantia de três mil dólares (U$3.000).
    Pelo presente instrumento, faço doação e legado a meu filho, William C. White, domiciliado atualmente em Sanitarium, Califórnia, todos os meus direitos, títulos e vantagens em direitos autorais e estereótipos em todas as línguas dos livros intitulados The Coming King e Past, Present and Future, bem como todos os originais (e o direito para publicá-los) dos seguintes livros publicados ou a publicar:

    Seguem praticamente todas as obras de EGW.

    ” Pelo presente instrumento, faço doação e legado a William C. White, Clarence C. Crisler, Charles H. Jones, Arthur G. Daniells e Frank M. Wilcox de todos os bens imóveis que porventura eu tenha o direito de possuir ou possua ao morrer, todos os meus animais, ferramentas agrícolas, acessórios, todas as notas e contas a receber, e também todos os direitos, títulos e proventos dos direitos autorais e estereótipos em todas as línguas, das seguintes publicações:
    O Desejado de Todas as Nações
    Patriarcas e Profetas
    Atos dos Apóstolos
    O Grande Conflito
    Primeiros Escritos
    Testemunhos Para a Igreja, volumes 1-9, inclusive
    Obreiros Evangélicos
    Christian Temperance and Bible Hygiene
    Parábolas de Jesus
    A Ciência do Bom Viver
    Caminho a Cristo
    O Maior Discurso de Cristo
    Vida de Jesus
    Conselhos Sobre Escola Sabatina
    Manual for Canvassers
    Special Testimonies

    Quem desejar ler o testamento de EGW na íntegra; poderá encontra-lo neste endereço aqui:

    http://www.adventistas.com/setembro2003/testamento_egw.htm

    Você prossegue dizendo:

    Continua...

    ResponderExcluir
  54. ” se fossem santos seriam equivalentes a Cristo, o que desmerece a graça. “

    Essa frase contém mais um subterfúgio que visa tentar livrar EGW de seus erros grotescos. Ela ainda trás uma alegação falsa; pois Deus jamais poderia usar um vaso contaminado para se comunicar com este mundo aqui.
    Os ASD também não podem falar de “graça”; uma vez que nunca provaram o real sentido dessa palavra. Com relação aos ASD; legalismo é o termo mais aceitável...

    ” Veja o caso de JOnas que poderia ter fobia social, ou sindrome de stress pós traumático, mas mesmo assim pode ter sido um fóbico usado por DEus.

    Mais uma tentativa de salvar EGW do enquadramento nos sintomas descritos no artigo. Jonas não tinha nenhum “distúrbio”; a Bíblia deixa claro que o Profeta teve MEDO do povo de Nínive e depois revoltou-se contra o mesmo povo. Esses sim; são sentimentos normais para uma pessoa chamada por Deus.

    ” E Eliseu que pode ter sido um ansioso narcísico por ter se indgnado por ser chamado de calvo?

    Mais desconhecimento da Bíblia e até palavras que soam ofensivas ao Espírito Santo: Não adianta querer ofender os verdadeiros Profetas de Deus para tentar salvar pseudo-profetas.

    Leia com mais atenção a Bíblia irmã: O Profeta Eliseu estava cheio do poder de Deus... O Profeta Elias havia sido arrebatado alguns dias antes do ocorrido e, o mesmo Espírito que agia por intermédio dele, estava agora tomando conta da vida do Profeta Eliseu, até então um simples “aprendiz” de Elias.

    Veja o que sansão fez; quando cheio do poder do Espírito Santo:

    ” Então o Espírito do SENHOR tão poderosamente se apossou dele, que desceu aos ascalonitas, e matou deles trinta homens... Juízes 14:19

    A reação de Eliseu foi a de uma pessoa que acabara de perder alguém muito especial. Aqueles “meninos” que na verdade eram jovens de mais de 24 anos de idade (estudos adventistas também apontam isso); mesmo sabendo disso; aqueles “meninos” zombaram tanto de Eliseu; quanto do Deus que ele servia.

    A reação de Eliseu foi completamente normal! Muitos adventistas não gostam do que escrevemos aqui e até nos amaldiçoam... A única diferença é que Eliseu era um servo legítimo de Deus e o próprio “assinava embaixo” de todas as palavras dele.

    ” ssim sendo, os textos, parcialmente escolhidos para tentar corroborar a ideia do autor, demonstram que Ellen, foi sim, uma mulher ansiosa,

    Como assim “textos parcialmente escolhidos”? Existe algum critério para encontrar os textos certos e os errados? Existem textos que não são muito “inspirados” ou são “inspirados” apenas um pouquinho? Como diferenciar uns dos outros? O autor “tenta” demonstrar que EGW era portadora de um distúrbio comportamental; ou seus próprios escritos falam por si mesmo?

    ” NÃO JULGO se são os espíritas, ex-adventistas, ateus

    Mentira... Clara, nítida, incontestável... Mentira. Para os ASD somente serão salvos aqueles que abraçarem sua fé; e declararem publicamente a crença nos ensinamentos de EGW...

    ” Apenas sinto no meu coração uma profunda paz quando vejo que Ellen ainda me ajuda quase 200 anos depois.

    Este é o problema: “EGW me ajuda...” Muitos declaram que Maria mãe de Jesus também os ajudam... Chico Xavier também ajuda a muitos... Agora tem até o ET Bilu...

    Perdão minha irmã; mas uma lâmpada com a potencia da Bíblia, não necessita de uma vela para “ajudar” a iluminar nada.

    Se; tal como os seguidores de Chico Xavier; você sente paz nos escritos de EGW; aceite que milhões não conseguiram sequer enxergar o que você enxerga nesses livros.

    Sua fé; sua crença, sua opinião... Esse é mais um grave problema...

    Continua:

    ResponderExcluir
  55. ” Vivo em paz, mesmo sabendo que alguns vão se perder.

    Diferentemente da irmã; não; nós não conseguimos “viver em paz” sabendo que alguns vão se perder; principalmente se dentre estes estiverem parentes e amigos...

    Esse sim é um sintoma verdadeiro de um distúrbio comportamental. Poderíamos encontrar também nesta frase; uma sutil dose de sadismo? Seria como a oração do Fariseu e a do Publicano? “Obrigado Senhor por saber que sou melhor do que os perdidos deste Blog”?

    ” Porque tanto rancor com os adventistas se vamos nos perder?

    Mais um sintoma significativo: Enxergar sentimentos ruins em tudo que for contrário às suas idéias e opiniões.

    ” Espero, realmente, que voces estejam no rumo certo da salvação, e eu, genuinamente enganada.

    Não; você não espera... Sua frase é irônica e maldosa... Destila exclusivismo e o orgulho denominacional.

    Mas quanto mais leio, mais certeza tenho de minha salvação

    Virá um artigo exclusivamente sobre esse assunto:

    Porque algumas pessoas; quanto mais enxergam a verdade; mais se atolam na mentira?

    Seria porque no fundo elas admitem que estejam crendo em mentiras, porém; não são suficientemente honestas para admiti-lo?

    Seria porque são completamente inseguras; sentindo-se inúteis sem a presença física da instituição?

    Seria porque foram transformadas em criaturas pré-humanoides, incapazes de conceber a própria realidade?

    Seria porque foram despidas de tudo o que nos faz fortes e únicos diante do próprio Deus?

    “Quanto mais mostram a verdade, mais fogem dela...”

    O mais perfeito; complexo e maravilhoso instrumento de manipulação já criado.

    Mesmo sabendo de que nada adiantará:

    Muito obrigado pela participação.

    E que o Altíssimo tenha misericórdia de todos nós

    O Editor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UAU!!CURTI MIL VEZES!! DESCULPE AS PALAVRAS CHULAS, MAS É QUE FIQUEI ENTUSIASMADA COM SUA RESPOSTA! PARABÉNS PELA ERUDIÇÃO.GOSTARIA DE PODER EXPRESSAR ASSIM MINHAS TESES MAS ENFIM, PEGO ENTÃO CARONA COM QUEM CONSEGUE. PARABÉNS. DEUS CONTINUE TE CAPACITANDO.

      Excluir
  56. Puxa PRAS Maltratou a sabatista hein? Ela pensou que por ser médica acharia superioridade dentro do blog sem saber quais são os atributos intelectuais dos demais membros. Pensou ela que aqui tinham leigos. Tsctsctsc! Tadinha! Sem puxa-saquismos. Tu detonou cara!

    N.A.C.

    ResponderExcluir
  57. Porque a Doutora crendo em EGW não aplica seus ensinos na sua profissão:

    - Quinino não cura malária;
    - Drogas não curam doenças;
    - Estabelecer hospitais que não usem drogas...

    Por ai vai...

    Que profeta deu estes conselhos?

    Quem hoje iria em um hospital que não administre drogas para aliviar nossos males e nossas dores?

    Creia no seu profeta, mas siga-o direito!

    ResponderExcluir
  58. Viiiiiiiiixi foi cruel essa pergunta! Muito Cruel!

    N.A.C.

    ResponderExcluir
  59. =======

    O que vocês acham de denominações que se baseiam em TEORIAS, isto é?
    Crêem e pregam doutrinas que não tem respaldo bíblico, tipo:

    1) Cristo é Miguel;

    2) Juízo investigativo (Cristo tá investigando nos livros do céu quem vai ser salvo ou não, pois sua onisciência não lhe basta);

    3) Os pecados são perdoados, mas não cancelados;

    4) O diabo vai ser có-redentor, vai levar sobre si os pecados humanos que Cristo já suportou;

    5) Temos que guardar lei, mesmo Cristo tendo feito uma nova aliança conosco, a da graça, através de seu sangue na cruz, nos resgatando dessa maldição que só condenava e matava.


    6) O descanso é em um dia semanal, não Cristo que nos libertou do jugo do pecado.

    Vocês perceberam como a doutrina de tal igreja ataca frontalmente o sacrifício de Cristo na cruz e sua divindade, querendo minimizar e deturpar o mesmo?



    PVH.

    ResponderExcluir
  60. Com tais doutrinas ninguém acha nada, só perde! E perde tudo inclusive a humildade para com o próximo e perde a vergonha na cara de ser um anjo de onduta ilibada na tua frente, mas descendo a ripa pelas costas te chamando de apóstata, servo da prostituta, filho da besta, condenado ao lago de fogo e por aí vai. Essa doutrina é a mais torta e perigosa doutrina que existe.

    ResponderExcluir
  61. E aí agora, Doutora?

    Pela sua "SUPERIORIDADE" achou que ninguém aqui teria condições de te responder a altura não foi?

    Satisfeita com a resposta?

    Esperamos que sim.

    Apareça e poste sempre que estaremos aguardando a sua visita.

    Será sempre muito bem-vinda a esse blog!

    ResponderExcluir
  62. Tb não precisa exculhambar né Adailton? Hehehehehehehehehehehe

    ResponderExcluir
  63. PREZADA MÉDICA ANÔNIMA:
    ASSINO EMBAIXO AS PALAVRAS DO EDITOR E ACRESCENTO:
    A sra escreveu: “Apenas sinto no meu coração uma profunda paz quando vejo que Ellen ainda me ajuda quase 200 anos depois.”
    Então poderia nos explicar, como lhe ajudou, certas declarações “divinas” e “inspiradas”, tais como:

    - a masturbação pode causar cabeça mal-formada, membros aleijados, ou perda da visão?
    - como que ao impedir uma criança de se masturbar, pode curar-la de paralisia?
    - como se deve deixar crianças 03 dias sem comer passando fome para terem apetite?
    - como que a carne faz mal para a moral de uma pessoa?
    - como que carne de porco produz lepra? (Mostre todos os casos de lepra causados por comer porco confirmados e registrados pela medicina.)
    - como que carne suína traz o mais intenso sofrimento da humanidade? Que sofrimento é esse? O contexto onde ela afirma isso é sobre doenças. Que doença é (ou foi) essa?
    - por que o queijo nunca deve ser introduzido no estômago? Você não come?
    - como que drogas (remédios) não curam doenças?
    - por que médicos (homens) não devem realizar partos, mas sim, só as parteiras? Os adventistas seguem isso? Nos hospitais adventistas não tem médico obstetra?
    - quais eram as raças de pessoas “amalgamadas” que se podia ver no tempo de Ellen White?
    - por que o pecado do amálgama, que era “o pecado acima de todo outro”, não estava escrito no decálogo e foi omitido, apagado de seus livros?
    - e por que não existe base científica NEM BÍBLICA para tudo isso?
    última: a sra segue ela no tocante a fazer fogo no sábado, SÓ EM DIAS FRIOS? SIM? NÃO? POR QUÊ?
    Poderias responder as questões do artigo sobre o fogo no sábado?
    muito Obrigado.

    Que Deus tenha Misericórdia...
    Décio – um Aprendiz de Cristão.

    ResponderExcluir
  64. HEHEHEHE, será que a doutora teria coragem de defender uma tese, tomando como base essas loucuras da ellen white? Bom, tenho certeza que se eu falar uma coisa dessas para um médico, vai achar que sou doido. Será que a doutora também pensa assim, ou ela como médica concorda com toda essa loucura? Desculpem, mas não tem como negar que tudo isso é um ABSURDO teológico e científico, a ellen white conseguiu contrariar os dois.

    ResponderExcluir
  65. O que pergunto, pessoal, é se a doutora vai ter a humildade de responder às considerações do editor ao analisar o comentário dela.Uma das melhores respostas que já lí neste blog!
    A maioria dos adventistas geralmente desaparecem por um tempo após se depararem com uma argumentação bem embasada, voltando mais tarde e já mudando de assunto.Quando não, ficam rogando praga e postando aquelas enlatadas do tipo" Você está errado e sabe disso",mas nunca, nunca mesmo, refutam nada de uma forma que nos deixe sem uma resposta bem sólida.
    Isso deveria servir de reflexão para os adventistas.
    Não sei qual é o limite da cegueira dessa gente.
    Não sei se são realmente cegos ou simplesmente não querem enxergar.
    Não sei onde termina a cegueira e e começa o orgulho!

    Não consigo acessar parte dos comentários no texto "O sábado e a questão do fogo"

    ResponderExcluir
  66. Alexandre:

    Estimado irmão em Cristo; seja bem vindo mais uma vez ao Blog; obrigado pelas excelentes e incisivas participações.

    Com relação ao seu questionamento; vá até o rodapé da pagina e verá, do lado direito, o número de comentários com os link´s "recentes" e "mais recentes"
    daí é só clicar, para ver os últimos comentários.

    Breve teremos um sistema de comentários novo, sem esse problema.

    Um forte abraço

    E que o Altíssimo continue nos iluminando sempre

    O Editor

    ResponderExcluir
  67. Alexandre,

    saudações Cristãs!

    Para acessar o restante dos comentários do assunto do sábado, vá até o final da página e após o último comentário clique em comentários mais recentes, então aparecerão os últimos comentários.

    ResponderExcluir
  68. Obrigado pela dica , pessoal!
    Já consegui!

    ResponderExcluir

Antes de participar leia com atenção nossa política de comentários:

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo),

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados,

3 - Participações contendo ofensas gratuitas, termos depreciativos e proselitismo religioso; serão deletadas,

4 - As participações nos comentários serão de inteira responsabilidade dos comentaristas,

5 - O conteúdo dos comentários não reflete necessariamente a opinião do Autor.